USP, Unesp e Unicamp estudam nova modalidade de ingresso para alunos de escolas públicas

14/03/2023 - Publicado há 1 ano

A USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estudam uma nova modalidade de ingresso nas universidades para estudantes de escolas públicas.

O modelo, que ainda está sendo discutido pelas instituições, prevê a realização de uma avaliação seriada junto aos alunos do primeiro, do segundo e do terceiro anos do ensino médio público paulista. “Esta é uma discussão inicial entre as Reitorias e o secretário Estadual de Educação, Renato Feder, e [isso] ainda não está sendo discutido nos colegiados internos das universidades, que realmente vão fazer essa mudança”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, em entrevista concedida à Rádio CBN, no dia 13 de março.

“Teríamos provas no primeiro, no segundo e no terceiro anos do ensino médio e a média dessas provas, ou outra fórmula que possa ser realizada através dessas provas, determina a entrada do aluno na universidade”, explicou.

Segundo o reitor da USP, esse novo modelo permitirá uma maior aproximação com a escola pública paulista e a oportunidade de conhecer o aluno com potencial de entrar na universidade desde o primeiro ano do ensino médio. “Assim, vamos poder realizar atividades com ele durante o ensino médio e capacitá-lo ainda mais a entrar em nossas universidades”, destacou. Além disso, de acordo com Carlotti, “poderemos ter dados do ensino médio e colaborar com a Secretaria de Educação na formulação de políticas públicas, por exemplo”.

Ouça, a seguir, a íntegra da entrevista.