Pinturas de Turner e Monet já retratavam a poluição atmosférica no século 19

Utilizando uma estimativa em grade, pesquisadores descobriram que pinturas enevoadas dos artistas impressionistas Claude Monet e William Turner já estavam retratando a poluição do ar causada pela Revolução Industrial, revelou estudo da PNAS

17/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 20/03/2023 as 13:58
O Tâmisa Abaixo de Westminster, de Claude Monet – Obra: Domínio público

Logo da Rádio USP

Em um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da Universidade Sorbonne, na França, e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisaram pinturas de artistas impressionistas como William Turner e Claude Monet e mostraram que as mudanças estilísticas nas obras – que adquiriram contornos nebulosos e paleta de cores mais branca – estariam retratando a poluição do ar causada pela Revolução Industrial ao longo do século 19.

Maria de Fátima Andrade – Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Maria de Fátima Andrade, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, para medir o nível de poluição atmosférica no passado, os cientistas precisam usar uma “estimativa em grade” das emissões de dióxido de enxofre da época em questão. “Eles estimaram o quanto era consumido de combustível na Revolução Industrial e, a partir do total de material de carvão consumido, estimaram quanto era emitido de enxofre“, explica. Entre 1800 e 1850, o carvão consumido pelo Reino Unido resultou em metade das emissões globais de dióxido de enxofre, dado que teria contribuído para os efeitos visuais retratados nas pinturas impressionistas.

A nebulosidade encontrada nas obras de Turner e Monet foi consequência da poluição visível no ar, que acabou por afetar a visão de mundo dos pintores. Isso foi provocado por uma “combinação de emissão de partículas e muita umidade nessas regiões, que aumentava ainda mais essa queda de visibilidade”, esclarece a professora.

Apesar do estudo abordar as representações da poluição atmosférica durante o século 19, filósofos também registravam que a visibilidade do ar estava prejudicada já na Idade Média. Nesta época, a queima de lenha e carvão emitiu gigantescas concentrações de partículas poluentes e, como Maria de Fátima esclarece, a população reconhecia que a poluição sujava os castelos, interferia na visão e provavelmente seria nociva à saúde.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza dados que comprovam a relação entre poluição e saúde, como dados de internação por exposição a eventos poluentes. Isto é, a medição da poluição nos dias atuais vai além de seus efeitos visíveis: “Temos equipamentos  que ficam instalados em estações em superfície, que medem os gases e as partículas. Existem também os dados de satélite, que medem a coluna inteira de monóxido de carbono, oxigênio e hidrogênio”, conta Maria de Fátima.

Para a professora, analisar as condições atmosféricas do passado pode ser essencial para que possamos nos planejar para o futuro. A partir de medidas tomadas séculos atrás, como mudanças de combustível e reorganização das cidades, é possível verificar os efeitos positivos e negativos de certas ações e, assim, implantar políticas de controle mais adequadas. “Quando priorizamos um controle e estabelecemos um padrão, as concentrações de poluentes diminuem. Hoje em dia, pensamos muito na questão de buscar soluções baseadas na natureza, ou seja, mitigar o impacto da poluição ao aumentar a cobertura verde, por exemplo”, conclui a professora.