Pesquisador da Matemática recebe prêmio da Fundação Humboldt

Fábio Armando Tal recebeu distinção voltada a cientistas reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação. Professor recebeu homenagem do Instituto de Matemática e Estatística

 20/12/2016 - Publicado há 7 anos
O reitor da USP, Marco Antonio Zago, e o professor Fabio Armando Tal - Foto: Ernani Coimbra
O reitor da USP, Marco Antonio Zago, e o professor Fabio Armando Tal – Foto: Ernani Coimbra

.

No dia 19 de dezembro, a Diretoria do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP prestou uma homenagem ao professor do Instituto, Fábio Armando Tal, que foi um dos ganhadores do Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research, concedido pela Fundação Humboldt.

A distinção é concedida pela instituição alemã a cientistas, reconhecidos internacionalmente em sua área de atuação, que completaram o doutorado há menos de 18 anos.

A cerimônia contou com a presença do reitor Marco Antonio Zago e do ex-reitor da Universidade, Waldyr Muniz Oliva, que também foi diretor do IME, além de outros dirigentes da Universidade, professores, alunos e funcionários do Instituto.

O homenageado se formou no curso de Ciências Moleculares em 1998. Em 2001, concluiu o Doutorado em Matemática Aplicada, é professor do IME desde 2003 e, desde 2014, é coordenador do curso de Ciências Moleculares da USP. “É um matemático brilhante e o distinto prêmio atesta esse grau de excelência. O IME está muito orgulhoso de seu docente”, destacou o diretor do Instituto, Clodoaldo Grotta Ragazzo.

O prêmio Friedrich Wilhelm Bessel Research homenageia cerca de 20 pesquisadores anualmente, que são indicados por suas instituições de origem e escolhidos por uma comissão de especialistas. Os agraciados recebem o valor de € 45 mil. O anúncio dos premiados foi feita no dia 24 de novembro.

Da Assessoria de Imprensa da USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.