Desafios da democracia na era da digitalização são tema de debate

Evento da Cátedra Oscar Sala da USP, nesta sexta-feira, dia 10, terá participação do sociólogo Sergio Abranches

08/03/2023 - Publicado há 1 ano
Foto: Dean Moriarty/Pixabay

As transformações digitais precisam ser acompanhadas por mudanças na organização social, política e econômica. “Nós temos que começar a pensar menos em forçar as práticas digitais a se conformarem aos padrões analógicos e tentar aproveitar o avanço digital para também aprofundar e melhorar a democracia.”

Virgílio Almeida – Foto: Arquivo pessoal

Essa será uma das mensagens que o sociólogo Sergio Abranches vai transmitir no evento Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio, que a Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP vai promover nesta sexta-feira, dia 10, às 15 horas. “Temos inúmeros avanços muito positivos proporcionados pela revolução digital. Por outro lado, boa parte do nosso cotidiano se dá nas redes digitais e sociais, e essas redes são dominadas por práticas nocivas”, expõe Abranches, citando como exemplos o discurso de ódio, a desinformação e a disseminação de mentiras, ofensas e notícias falsas hoje tão comuns nas redes sociais. “Nós estamos vivendo uma revolução radical do ponto de vista dos padrões sociais, econômicos e políticos, aos quais nos habituamos ao longo do século 20 e do século 21, por conta dessa confluência entre a digitalização, a globalização e a mudança científica tecnológica”, acrescenta o sociólogo.

A coordenação do evento será do titular da Cátedra Oscar Sala, professor Virgílio Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Almeida ressalta a importância do estudo e do debate sobre as mudanças impostas pelo mundo digital, tendo em vista suas implicações no mundo real. “Esse ambiente todo tem tido um impacto muito grande sobre o comportamento humano. Daí a necessidade de nós estudarmos cada vez mais essas questões, para que a sociedade discuta maneiras que minimizem o impacto dessa transformação digital e aproveite as suas características positivas.”

Para promover o debate, Almeida destaca ainda a necessidade de abordar conhecimentos multidisciplinares. “É importante buscar conhecimentos que venham das ciências políticas, das ciências sociais, das humanidades, e não apenas do lado tecnológico”, defende. “O sociólogo Sergio Abranches discutirá a questão da democracia com esse avanço digital, trazendo uma percepção das ciências políticas para essas questões.”

Sergio Abranches é autor dos livros A Era do Imprevisto (2018) e O Tempo dos Governantes Incidentais (2020), nos quais se dedica ao estudo da relação entre a democracia, a digitalização e as transformações sociais, com foco na política brasileira. É bacharel e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, mestre e doutor (PhD) em Ciência Política e Sociologia Comparada pela Cornell University. Escritor e colunista da rádio CBN, na série Conversa de Política, e da plataforma Headline Brasil. Tem se dedicado a estudar os desafios para a democracia da metamorfose global causada pelo avanço simultâneo e entrelaçado da digitalização, da globalização e da mudança científica e tecnológica.

O evento Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio, promovido pela Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, será realizado nesta sexta-feira, dia 10, das 15 às 17 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA (Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Haverá transmissão ao vivo através do site do IEA. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site do IEA.

Cartaz do evento Democracia e Digitalização: Ameaça e Desafio – Foto: Reprodução/Cátedra Oscar Sala