Jovem formada em cursos de extensão da USP passa no vestibular da Fuvest

Aluna no Curso de Formação Auxiliar de Saúde Bucal do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais e do Cursinho Popular Sapiens é aprovada no vestibular e cursará Odontologia na USP em Bauru

 02/02/2023 - Publicado há 1 ano
Raissa (à esquerda) atuando na Divisão de Odontologia do HRAC-USP – Foto: Arquivo Pessoal

 

Durante o último ano, ela saía de casa às 7 horas da manhã e só retornava às 23 horas, de ônibus. De manhã, das 8 às 12 horas, fazia o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), oferecido gratuitamente a jovens de baixa renda desde 2022 pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP em Bauru, com credenciamento pelo Conselho Federal de Odontologia e certificação pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. À tarde, fazia aulas de autoescola e todo o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. E no período da noite, das 18h30 às 22h30, fazia o Cursinho Popular Sapiens, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), também da USP. O resultado tão esperado de todo o esforço e dedicação veio no último dia 27 de janeiro: Raissa Ronquezelli Leite, 19, foi aprovada no vestibular da Fuvest em primeira chamada, na modalidade destinada a candidatos de escolas públicas, e cursará Odontologia na FOB.

“É uma sensação muito boa de dever cumprido, de ver os esforços sendo recompensados. Sempre sonhei ter uma graduação, principalmente em uma universidade pública. Durante o curso [de formação de ASB] pude observar os profissionais e surgiu uma vontade imensa não só de auxiliar, mas de fazer o que os dentistas faziam, estar daquele lado e construir a minha carreira. Este curso contribuiu demais, fez eu me apaixonar pela Odontologia desde o início e escolher essa profissão”, comemora a jovem de Bauru.

Raissa conta que 2022 foi um ano puxado, pois, além da rotina exaustiva, não pôde trabalhar durante o ano, e o dinheiro seria importante para ajudar com as despesas em casa. “Também devo essa aprovação ao Cursinho Sapiens, um projeto social da FOB, e a todos os professores, que são universitários da faculdade. Essa oportunidade teve total influência na minha aprovação”, destaca.

Quanto à expectativa para o início da graduação, Raissa afirma: “Estou muito animada e ansiosa para conhecer cada vez mais a profissão que tive o prazer de entender um pouco com o curso de ASB. Trabalhar com isso é o meu sonho. Futuramente, pretendo fazer alguma especialização – ainda não sei em qual área –, seguir com mestrado e, quem sabe, até mesmo doutorado”.

Emilly (à esquerda) durante o Curso de ASB realizado no HRAC/USP – Foto: Arquivo Pessoal

Nova etapa

Outra aluna bauruense, do Curso ASB do HRAC, também teve uma importante conquista: Emilly Laysa Martin de Almeida, 19, foi aprovada no Curso Técnico em Saúde Bucal (TSB) da Escola Técnica Estadual (ETEC) Rodrigues de Abreu, que será oferecido integralmente nas instalações da FOB.

“Estou muito feliz com essa conquista. Foi algo que almejei para meu crescimento na área. Minha rotina no último ano foi focada no curso de ASB, que contribuiu muito para minha aprovação no curso técnico. A experiência que tive no Centrinho despertou o desejo de me aprofundar nessa profissão”, relata a jovem, também oriunda de escola pública.

“Agora minha expectativa é ampliar os meus conhecimentos e aperfeiçoar minha capacitação profissional. Os meus planos são exercer a minha profissão e, no futuro, cursar uma faculdade. É importante destacar a importância dessas profissões, que vão muito além do que imaginamos. O início de um atendimento de excelência está nas mãos dos auxiliares e técnicos de saúde bucal, desde o acolhimento do paciente em uma clínica odontológica, até procedimentos relacionados à biossegurança e o trabalho em equipe”, pontua Emilly.

Transformação pela educação

Idealizadora e coordenadora do Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) do HRAC, a professora Daniela Garib, da Disciplina de Ortodontia da FOB e do Programa de Pós-Graduação do HRAC, ressalta: “Inicialmente, planejamos prover autonomia para mulheres, inserindo-as no mercado de trabalho técnico. Mas elas foram além. Inspiradas pelo trabalho humanizado e de excelência do Centrinho, sonharam subir mais alguns degraus e conseguiram! As conquistas dessas jovens nos confirmam o potencial transformador da educação e a vocação do HRAC para mudar vidas, tanto a dos pacientes e seus familiares, como daqueles que passam por alguma formação na instituição”.

+ Mais

“Manual do Calouro” apresenta a USP aos novos ingressantes

Já o professor Carlos Ferreira dos Santos, superintendente do HRAC e vice-diretor da FOB, relembra uma passagem de certa forma profética: “Quando ministrei aula às alunas do curso de ASB, afirmei que nós poderíamos nos tornar colegas de profissão, que elas deveriam sonhar que poderiam fazer Odontologia um dia. E veja só que impressionante o resultado, tão rápido, já na primeira turma. É um grande orgulho e alegria ver esses frutos, a evolução dessas jovens, a Universidade impactando e transformando a sociedade”.

Da Assessoria de Imprensa HRAC-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.