Acontecimentos recentes esquentam ainda mais a temperatura em Brasília

A partir de agora, a Operação Lava Jato terá de ter muito cuidado ao encaminhar as investigações sobre as pessoas envolvidas no processo

 13/12/2016 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 14/12/2016 as 13:14
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Senado em sessão deliberativa extraordinária - Foto: Pedro França/Agência Senado
Senado em sessão deliberativa extraordinária – Foto: Pedro França/Agência Senado

Dois acontecimentos recentes elevaram ainda mais a temperatura do já aquecido cenário político nacional. Em primeiro lugar, a decisão inicial do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, de afastar o senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal, impossibilitando-o de assumir cargos na linha sucessória do presidente Michel Temer, à qual se seguiu uma segunda decisão, esta do plenário do STF, que manteve a posição de retirar Calheiros da linha sucessória do presidente da República, mas o conservou à frente do Senado. O segundo episódio, igualmente polêmico, foi a divulgação, ainda que extraoficial, da delação premiada de um ex-executivo da Odebrecht, segundo a qual a maior parte dos partidos políticos – inclusive toda a base de sustentação do governo Temer – está comprometida com o recebimento de propinas e de recursos daquela construtora. O cientista político José Álvaro Moisés analisa as consequências políticas de ambos os eventos para a qualidade da democracia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.