Senado amplia medidas de combate ao fumo

João Paulo Lotufo comenta projeto de lei que propõe medidas de combate ao tabagismo, todas úteis em sua opinião

 19/11/2019 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

O médico João Paulo Lotufo, em sua coluna para a Rádio USP, comemora a aprovação, pelo Senado Federal, de um projeto de lei – de autoria do senador (SP) José Serra – que amplia as medidas de combate ao tabagismo, procurando desestimular o contato de crianças e adolescentes com o fumo. Entre as mudanças previstas, estão a proibição da exposição de produtos destinados ao fumo em pontos de venda, alteração nas embalagens de cigarros, eliminação de substâncias que conferem sabor e aroma a esses produtos e punição (multa) para quem fumar em veículos com menores de 18 anos em seu interior.

Lotufo comenta, separadamente, cada uma dessas propostas, que considera importantes e que devem entrar em vigor num prazo de até 90 dias após sua transformação em lei. O projeto ainda depende de votação na Câmara.

Enquanto a ofensiva contra o tabaco marca mais um ponto, o cigarro eletrônico continua matando mundo afora – nos EUA, já são mais de 39 mortes e mais de 2 mil internações de pessoas com deficiência respiratória grave. “Nós temos que ficar de olho aberto, porque a indústria de tabaco vai perdendo terreno em relação ao cigarro comum e quer colocar novos produtos para intoxicar toda a nossa população”, diz o colunista.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.