Miolos e Festa do Livro da USP incentivam a bibliodiversidade

A professora Marisa Midori aborda dois eventos do mercado editorial que promovem o livro e a leitura

 25/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna Bibliomania desta semana, a professora Marisa Midori, que está em Brasília, participando de uma série de atividades nas Casas de Cultura da UnB acerca do livro e da bibliodiversidade, aproveita para comentar sobre dois grandes eventos que ocorreram neste mês, em São Paulo: a Miolos, encontro de editores independentes que ocorre há nove anos na Biblioteca Mário de Andrade; e a Festa do Livro da USP.

“Embora a primeira se volte para as artes gráficas aplicadas ao livro, condizente com a proposta da Editora Lote 42, que criou o evento e se dedica a edições caprichadíssimas e diferenciadas, não são incomuns as participações de editores tanto na Miolos quanto na Festa da USP. Isso porque na USP há espaço para a pequena, a média e a grande editora, como temos visto há 24 anos”, afirma Marisa.

Além disso, acrescenta a professora, depois de dois anos de vendas on-line em razão da pandemia, “podemos dizer que nada substitui o comércio presencial. “Livros são feitos para serem tocados e experimentados.” E antecipa, conforme anunciou Márcio Pelozio (diretor da Divisão Técnica Comercial na Edusp), que, na próxima edição, a Festa do Livro da USP deve agregar livreiros e editores. “A Miolos e a Festa da USP são uma ode ao livro. Que venham novos leitores!”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.