Atividades culturais da USP em Ribeirão Preto são destaque no “Express Cultura” desta segunda-feira

São 11 oficinas para maiores de 16 anos e duas para o público infantil, todas gratuitas, que recebem inscrições a partir desta terça (22/11)

 21/11/2022 - Publicado há 1 ano
Por

Olhar de um Cipó – Foto: Visualhunt.com

As atividades culturais da USP em Ribeirão Preto deste início de semana são destaque no Express Cultura desta segunda-feira (21/11). Na terça-feira (22/11), a partir das 9 horas, estão abertas as inscrições para 12 atividades oferecidas pelo campus. Serão 11 oficinas destinadas aos maiores de 16 anos: A obra de Carolina Maria de Jesus na discussão sobre as desigualdades; Capoeira – Sustentabilidade educacional, cultural e social; Colagem afrofuturista; Educação inclusiva através do olhar periférico; Expressão da diversidade através da fotografia; Introdução à maquiagem artística; Maracatu para mulheres iniciantes; Meditação Seon e cultura coreana; Re-Dicionário ilustrado da diversidade e inclusão social; Sustentabilidade corporal – A expressão para um corpo inclusivo e Teatro – Corpo – Imagem. Também tem duas outras para o público de 7 a 15 anos: Batuque para sorrir e Colagem afrofuturista. Todas as atividades são gratuitas. Para se inscrever e consultar horários, dias e locais das oficinas, acesse o site da prefeitura do campus.

Para deixar a música brasileira mais acessível à população, às 20h30 desta segunda-feira (21/11), acontece a Roda de Choro na esplanada do Theatro Pedro II. O Projeto Choro da Casa, criado em 2012, promove ações para transformar, educar, ensinar e propagar música e cultura. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

Ainda nesta segunda-feira, às 20 horas, o Padre Patrick apresenta o evento Fora da Caixinha no Theatro Pedro II. Com cinco milhões de seguidores no Instagram, o padre responde as dúvidas do público trazendo reflexões divertidas sobre assuntos ligados à religião e outros temas do cotidiano. Os ingressos variam de R$ 30 a R$ 90 e podem ser adquiridos no site do ingresso digital.

De segunda até quarta-feira (23/11), a Casa Belas Artes de Cinema, Rua Conselheiro Dantas, 500 – Vila Tibério, exibe dois filmes em sessões diferentes. Às 14 horas, o documentário Chico Para Sempre, de Wagner de Assis, com a participação do jornalista Marcel Souto Maior. E às 16h30, Diário de Viagem, de Paula Kim, com reflexões sobre o crescimento e as descobertas da adolescência. Os ingressos para ambos os filmes podem ser adquiridos no local. Mais informações pelo telefone 99161-4549.

Yolanda Cypriano, artista plástica com trabalhos individuais e coletivos em diversos estados do País, tem exposição em Ribeirão Preto disponível até o dia cinco de dezembro. A exposição, chamada Rua São José, 1616, acontece de segunda a sexta, das 8h às 17 horas, em que podem ser contemplados objetos, maquetes, fotografias, colagens e performance que fazem referência à casa em que a artista morou por 20 anos. A exposição é gratuita, aberta ao público e realizada no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP Polo Ribeirão, no antigo prédio do Santander, localizado no Balão Central da USP.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Laura Oliveira e Vinícius Botelho, estagiários.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.