Hospital das Clínicas é o mais bem equipado do Brasil e da América Latina

O reconhecimento do HospiRank2020 merece comentário do superintendente do HC, Antônio José Rodrigues Pereira, que diz que o hospital sobressaiu no combate à pandemia de coronavírus

07/12/2020 - Publicado há 3 anos
Logo da Rádio USP

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP ocupa o 1ª lugar no HospiRank 2020 como o hospital mais bem equipado do Brasil e da América Latina, segundo a Global Health Intelligence. O reconhecimento aconteceu por via eletrônica no último dia 15 de novembro deste ano direto da Flórida, nos Estados Unidos. O HC possui cerca de 2.700 leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) divididos em seus institutos, dos quais se destacam o Instituto Central, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Instituto de Psiquiatria (IPq), Instituto da Criança (ICr), Instituto de Radiologia (InRad), Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp) e o Instituto do Coração (InCor).

+ Mais

Hospital das Clínicas conquista posição de destaque em dois rankings mundiais

O HC sobressaiu no combate à pandemia ao dedicar 900 leitos de UTI e enfermagem para tratamento exclusivo da covid-19. Segundo Antônio José Rodrigues Pereira, superintendente do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, a preparação para conter a pandemia começou antes mesmo dos primeiros casos serem registrados no Brasil. Enquanto a epidemia de covid-19 se alastrava na cidade de Wuhan, na China, o comitê de contenção de crise do hospital já se reunia para determinar diretrizes para combater a doença e especular os impactos da crise no preço dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): “Conseguimos nos programar e já em março, antes do primeiro caso ser registrado no Brasil,  já tínhamos o hospital preparado. E aí foi decidido que o HC central, que tem 900 leitos, ficaria dedicado à covid-19. Tínhamos 300 leitos de UTI e, no final de abril, a taxa de ocupação era de 100% desses leitos”, disse em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

O superintendente explica que, para cada dez leitos de UTI, um kit de equipamentos é necessário para a manutenção da vida dos pacientes, o que foi conseguido por investimentos externos. Mas, além da infraestrutura, Rodrigues Pereira frisa a importância do trabalho das equipes médicas: “Não adianta só ter uma boa infraestrutura e todos os equipamentos. O que faz a diferença é uma equipe multiprofissional bem treinada. Já estamos indo para quase 8 mil atendimentos e com uma letalidade muito baixa. Nós conseguimos adquirir rapidamente, porque a sociedade se engajou e conseguimos 40 ventiladores”.

Na visão de Rodrigues Pereira, a pandemia permitiu o avanço da telemedicina: “Eu vejo que a telemedicina andou em seis meses o que não andaria em dez anos no Brasil. O novo normal é poder fazer um atendimento para um paciente sem que ele precise sair de longe para vir aqui”. Ele informa que o HC realiza cerca de 1,5 milhão de consultas ambulatoriais por ano e que, com a possibilidade da telemedicina, a meta de consultas remotas para o próximo ano é de 500 mil.

Para o superintendente, a pandemia aumentou a empatia em relação ao setor da saúde. A proliferação de uma doença sem cura em todas as camadas sociais escrachou a necessidade de investir em saúde: “Todo mundo ficou igual e acho que esse igual fez com que as pessoas refletissem e começassem a investir em saúde. “Inúmeras empresas vieram ao HC e investiram em saúde. Elas não doaram dinheiro, mas investiram, porque pensam que poderiam utilizar aquilo. Essa parte de empatia, de engajamento, fez uma baita diferença”. Rodrigues Pereira acredita que a crise sanitária causada pelo novo coronavírus evidenciou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS): “O SUS salvou milhares de vidas. Nós temos cerca de 170 mil mortos no Brasil, quase 6 milhões de pessoas tiveram covid-19, das quais 5,8 milhões foram salvas”.

Jornal da USP no Ar