Publicação propõe novas tecnologias e políticas públicas para o setor sucroenergético

Lançada na abertura da 4ª edição do Esalqshow, traz um consenso das lideranças científicas e empresariais

 07/10/2022 - Publicado há 2 anos
Publicação foi lançada durante o Esalqshow – Foto Divulgação

 

Inovações, Tecnologias e Agenda Estratégica em Políticas Públicas no Setor Sucroenergético é o título da publicação lançada durante a abertura da 4ª edição do Esalqshow. O evento, que começou no último dia 4 e vai até 8 de outubro, é promovido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, no campus de Piracicaba, e vem reunindo representantes da academia, setor produtivo e governo para debater a cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

O documento traz um consenso das lideranças científicas e empresariais sobre os principais desafios e oportunidades para setor sucroenergético na próxima década, estabelece um referencial para guiar e aprofundar novos debates e sugere uma agenda estratégica para a pesquisa, inovação, desenvolvimento de novas tecnologias, bem como para elaboração de novas políticas públicas e/ou aprimoramento daquelas já existentes como, por exemplo, o Programa RenovaBio.

A organização do Esalqshow entende que as informações podem servir de base para planos de governo no sentido de alavancar a cadeia produtiva da cana-de-açúcar e consolidar a liderança do Brasil na produção de bioenergia de modo sustentável, com uso crescente de agentes biológicos no controle de pragas e doenças, tecnologia da informação, sequestro de carbono no solo, redução na emissão de gases de efeito estufa, otimização dos processos agroindustriais e rentabilidade nos diversos segmentos.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra.
.

Texto: Caio Albuquerque, da Divisão de Comunicação da Esalq


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.