Avanços na ciência do esporte são gerados em programas de pós-graduação

Estudos realizados no ambiente acadêmico auxiliam na reabilitação e na melhora da performance de atletas

 07/10/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Ciência e Esporte, o professor Paulo Santiago comenta os avanços na ciência do esporte gerados em programas de pós-graduação. Para isso, relembra a celebração dos dez anos de existência do programa de pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Para Santiago, esses programas atuam como “um celeiro de formação de conhecimento para a ciência do esporte, assim como na formação de pessoas para a ciência do esporte”.

Santiago traz como exemplo da importância da academia na evolução da ciência do esporte a trajetória do professor Bruno Luiz de Souza Bedo, que assumiu recentemente uma cadeira na Escola de Educação Física e Esporte da USP em São Paulo. “Ele é um aluno do programa de pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional e trabalhou com o desenvolvimento de ferramentas esportivas. Agora ele vai começar a plantar a semente lá e desenvolver as pesquisas na cidade de São Paulo”, comenta o professor Santiago.

Para quem gosta do tema, a coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte. 


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.