Exposição mostra como as pesquisas da USP estão presentes no nosso dia a dia

A exposição “Você e a USP” é uma pequena amostra da contribuição que as pesquisas da Universidade entregam para a sociedade

19/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 23/09/2022 as 19:51

Você sabia que tem um pouco da USP no alimento que consumimos, no combustível que usamos para abastecer os carros e no tratamento de saúde que recebemos? O conhecimento produzido na Universidade beneficia a sociedade das mais variadas formas. Para mostrar um pouco dessas pesquisas e de como elas estão presentes no nosso cotidiano, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) organizou a exposição Você e a USP, que está em cartaz até o dia 30 de setembro, no Complexo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

“Essa exposição é sobre a presença da USP na vida da sociedade. Ela mostra que a produção científica da Universidade é um patrimônio de toda a sociedade e beneficia a todos; por isso, deve ser conhecida e valorizada”, ressaltou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.

Além de painéis e vídeos retratando pesquisas nas áreas de saúde, materiais sustentáveis, energia limpa e meio ambiente, há uma mesa interativa com informações sobre os serviços oferecidos à comunidade e dois exemplares de jogos desenvolvidos por grupos de pesquisa. Há, também, uma unidade em funcionamento do Inspire, o ventilador pulmonar de baixo custo desenvolvido por pesquisadores da USP, que foi produzido e distribuído para vários hospitais do País durante a pandemia da covid-19.

Ventilador pulmonar Inspire – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A assistente técnica da Pró-Reitoria, Rebeca Leite Camarotto, uma das responsáveis pela organização da mostra, explica que “a exposição foi pensada para ser itinerante e se adaptar aos espaços e interesses dos contextos onde for montada. Ela foi elaborada para ser acessível ao público em geral, sem linguagem técnica, para que todos possam compreender e reconhecer o conteúdo apresentado”.

A exposição Você e a USP fica em cartaz até o dia 30 de setembro, das 9h às 19h, na Livraria da Edusp, localizada no Complexo da Biblioteca Brasiliana, na Cidade Universitária. A entrada é gratuita. Para o acesso ao local, é necessária a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19.