Programas de educação tutorial da USP vão compartilhar experiências no campus de Bauru

Evento no dia 17 de setembro vai reunir 22 grupos PET da Universidade para debater impactos da cultura digital na formação universitária técnica, política e social

13/09/2022 - Publicado há 2 anos
Encontro dos grupos PET USP em 2019 – Foto: Divulgação/EACH

.
Um dos mais antigos e longevos programas de política educacional do País, existente desde 1979, o Programa de Educação Tutorial (PET) criado pelo Ministério da Educação do governo federal busca a formação global, ampla e de qualidade dos estudantes da graduação, estimulando a cidadania, a pró-atividade, a consciência social, o trabalho em equipe e o aperfeiçoamento do curso superior. Para isso, oferece bolsas mensais aos estudantes e aos professores tutores de cursos superiores de todo o País que desenvolvem projetos de pesquisa, ensino e extensão de forma integrada.

Implantado na USP em 2003, o programa possui 22 grupos na Universidade, que estarão reunidos, no próximo dia 17 de setembro, no campus da USP em Bauru para a realização da 20ª edição do Epetusp. O encontro anual tem como objetivo compartilhar e discutir as experiências, conquistas e desafios que esses programas encontram na realização de suas atividades.

O evento, que acontece no Teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, também busca consolidar os PETs USP, melhorar a comunicação, aprimorar o programa, aprender com os trabalhos dos demais grupos, incentivar colaborações e parcerias, bem como promover a continuidade dos trabalhos discutidos nos encontros regionais e nacionais.

Evento contará com a presença do pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para o pró-reitor de Graduação da USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, que estará presente no encontro, o Epetusp é um “momento privilegiado para troca de experiências e discussão de propostas para o aprimoramento da educação tutorial em nossa Universidade. Esperamos poder reunir discentes e docentes envolvidos nos 22 projetos de educação tutorial da USP para discutir o papel das tecnologias digitais na disseminação do conhecimento respaldado pela ciência e o papel da USP nesse contexto”.

Cultura digital

“A proposta deste ano é possibilitar reflexões sobre o impacto da cultura digital, que ficou tão evidente durante o período de isolamento pela pandemia da covid-19, na sociedade em termos de formação acadêmica e profissional”, informa a coordenadora do PET Odontologia da FOB, professora Ana Carolina Magalhães, membro da organização desta edição do evento juntamente com a professora Wanderléia Quinhoneiro Blasca, coordenadora do PET Fonoaudiologia.

Neste contexto de cultura digital, segundo a professora Magalhães, também serão discutidas a “disseminação e absorção de informação política e o impacto social da formação e informação adequadamente ou não disseminadas digitalmente. Favorecendo não apenas a formação diferenciada do(a) PETiano(a), mas também a elaboração de propostas de ações conjuntas interdisciplinares entre os diferentes grupos neste tema”.

A programação deste ano contará com palestra, mesa-redonda e apresentação de 17 trabalhos dos grupos PET da USP sobre ações concluídas e/ou em andamento. Também serão organizados grupos de discussões com as abordagens: a) papel do PET em traduzir informações técnico-científicas à sociedade; b) papel do PET na disseminação da informação científica entre seus pares e c) como combater fake news e seu impacto na ciência?

Esta é a terceira vez que o evento é realizado no campus de Bauru, as edições anteriores aconteceram em 2005 e 2016. Além do pró-reitor, o evento contará com a participação do pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, da diretora da FOB, Marília Afonso Rabelo Buzalaf, do vice-diretor da FOB, Carlos Ferreira dos Santos, e dos professores palestrantes Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC), Chao Lung Wen (FMUSP) e Luciano Basso, presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento do Epetusp, entre outros.

8h30 – Recepção e credenciamento
9h00 – Abertura do evento
9h30 – Mesa-redonda: Impactos da cultura digital na formação universitária técnica, política e social
11h30 – Intervalo
13h00 – Apresentação de trabalhos dos Grupos PET
14h30 – Palestra: Educação tutorial
15h30 – Grupos de discussão: Papel do PET em traduzir informações técnico-científicas à sociedade; Papel do PET na disseminação da informação científica entre seus pares; Como combater fake news e seu impacto na ciência?
16h30 – Intervalo
17h00 – Encerramento e divulgação da sede do próximo encontro em 2023

Para saber mais sobre os grupos PET USP, acesse este link.

Texto: Luís Victorelli, Assessoria de Comunicação do Campus USP de Bauru