A origem do vinho se perde na história

Há alguns anos, ao receber o ex-primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi, o presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu-lhe uma taça de um vinho licoroso que era do Vale de Massandra, do ano de 1775

 23/11/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Visualhunt
Foto: Visualhunt
Logo da Rádio USP

A origem da palavra vinho não é bem explicada, mas se sabe que é muito antiga. O termo vem do latim, derivado do grego. A cultura da videira é datada a partir do IV milênio A.C, no Egito e na Mesopotâmia. Cientistas argumentam que o vinho já era conhecido há cerca de 12.0o0 anos. O vinho mais velho do  mundo foi encontrado, em estado semi sólido, na Crimeia, dentro de ânforas cuja idade foi estimada em 2.200 anos.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.