Prática teatral é tema de duas mesas-redondas nesta semana

Eventos acontecem nesta quarta e quinta-feira, às 20 horas, com transmissão pela plataforma Youtube

 15/08/2022 - Publicado há 2 anos
A prática do teatro será debatida por especialistas em duas mesas-redondas promovidas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP – Foto: Alex Ribeiro / visormagico

 

Nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, às 20 horas, a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP promove duas mesas-redondas sobre pesquisa prática em artes cênicas, que serão transmitidas pelo canal da ECA no Youtube. O evento é organizado pelo Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (Cepeca) da ECA.

A primeira mesa-redonda, no dia 17, tem como título Educador Artista. Ela vai trazer ideias vindas de professores de artes cênicas que visam à formação prática de um artista da cena. Será composta pela professora Sumaya Mattar, do Departamento de Artes Plásticas e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA, e pela professora Marília Velardi, do Departamento de Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, também da ECA.

Já a segunda mesa-redonda, no dia 18, tem como tema Artista Educador. Aqui, o objetivo é trazer testemunhos de artistas da cena que buscam compartilhar a sua experiência para o desenvolvimento de outros artistas. Os participantes serão o ator e pesquisador Renato Ferracini, coordenador associado do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais (Lume) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o ator e diretor Narciso Telles, que leciona Teatro na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O Cepeca é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Artes Cênicas (CAC) e coordenado pelo professor Eduardo Tessari Coutinho. O grupo orienta pesquisadores na área de Interpretação Teatral, procurando levar seus estudos a resultados palpáveis em cenas e espetáculos. O Cepeca também auxilia na criação e apresentação de espetáculos teatrais oriundos das pesquisas desenvolvidas por seus participantes.

As mesas-redondas Educador Artista e Artista Educador serão realizadas, respectivamente, nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18. O evento Mesas Cepeca – Pesquisa Prática acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 17 e 18, às 20 horas, no canal da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.