Reitor recebe representantes de empresa francesa do setor de energia e gás

Objetivo foi o de estabelecer possível parceria com o Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), ou Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP

20/05/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 24/05/2022 as 13:53
A delegação francesa foi recebida pelo dirigente da Universidade no prédio da Reitoria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No dia 19 de maio, o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, recebeu representantes do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), ou Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP, e executivos da área de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa francesa TotalEnergies, no Salão de Atos, no prédio da Reitoria.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Alberto Nussenzveig; o pró-reitor adjunto de Inovação, Raul Gonzalez Lima; e o diretor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Sérgio Muniz Oliva Filho.

Além do encontro com o reitor, a delegação francesa participou de atividades com pesquisadores e laboratórios de áreas correlatas da Escola Politécnica (Poli), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e do Instituto de Biociências (IB), que se estenderam até a tarde do dia 20. Prevê-se que seja estabelecido um acordo de cooperação entre a Universidade e a TotalEnergies.

O RCGI é um núcleo de pesquisa na área de Engenharia, sediado na Poli, que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Shell. Existe desde 2016 e, até 2021, realizou 46 projetos divididos em cinco programas: Engenharia, Físico-Química, Políticas de Energia e Economia, Abatimento de CO2 e Geofísica.

Desde o ano passado, com o objetivo de renovar a estratégia de ser um centro de classe mundial para estudos avançados com foco na inovação relacionada à sustentabilidade e mitigação das emissões de gases de efeito estufa, foram criados cinco novos programas de pesquisa: Nature Based Solutions (NBS) ou Soluções Baseadas na Natureza; Carbon Capture and Utilization (CCU) ou Captura e Utilização de Carbono; Bioenergy Carbon Capture and Storage (BECCS) ou Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono; Greenhouse Gases (GEE) ou Gases de Efeito Estufa; e Advocacy, que tem por objetivo levar todos esses resultados para serem implementados por meio de políticas públicas. Atualmente, o centro conta com cerca de 400 pesquisadores.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior (à esquerda) e a vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies, Marie-Noelle Semeria – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A empresa TotalEnergies é um grupo do setor petroquímico e energético com sede mundial na França. No Brasil, suas seis subsidiárias atuam nos setores de exploração e produção de petróleo, gás, distribuição de combustíveis e lubrificantes, química, armazenamento de energia e energias renováveis (solar e eólica).

“Temos muitas oportunidades para trabalhar em conjunto e construir uma parceria sólida. São Paulo é um Estado que valoriza a pesquisa e valoriza suas universidades públicas”, destacou o reitor da USP.

A vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da TotalEnergies, Marie-Noelle Semeria, afirmou que a visita à USP teve como propósito a prospecção de projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com a Universidade. “Nossa empresa tem interesse em investir na área de óleo e gás, e nossa viagem ao Brasil é para descobrir o que podemos fazer em conjunto com os centros de pesquisa dentro do ecossistema de inovação”, disse.