Em Piracicaba, atividades exploram o mundo dos insetos

O evento “Insetos na Esalq”, no dia 5 de novembro, é uma feira com o objetivo de demonstrar, com linguagem simples e direta, a importância dos insetos

03/11/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Creusa Maria Martins

.
Neste sábado, 5 de novembro, o público poderá conhecer mais de perto a vida colorida das borboletas, a incrível sociedade das abelhas, ações de combate ao mosquito da dengue, insetos bons e ruins para a agricultura e o uso dos insetos na alimentação humana (com direito a experimentar pratos).

Das 8h30 às 17 horas, o Departamento de Entomologia e Acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba realiza o evento Insetos na Esalq, uma feira com objetivo de demonstrar à comunidade, com linguagem simples e direta, a importância dos insetos.

Serão realizadas atividades práticas que ilustram o papel dos insetos como polinizadores de plantas, cicladores de nutrientes do solo, causadores de doenças e produtores de alimentos, bem como curiosidades gerais acerca desses organismos, como seu uso na alimentação, nas artes e/ou cultura geral.

20161103_Insetos_EsalqVocê já parou para pensar de onde vem o mel? E qual é a importância daqueles pequenos insetos que o produzem? No Insetos na Esalq será possível ver de pertinho (e com muita segurança) o trabalho desses importantes indivíduos, tirar dúvidas e até experimentar diferentes tipos de mel. Além da visita guiada ao meliponário, o público poderá conhecer um sauveiro e um borboletário.

Durante o evento, o chef de cozinha Rossano Linassi apresentará um workshop sobre insetos na alimentação humana e haverá degustação de quitutes. Nas tendas temáticas, muita informação sobre pragas agrícolas, controle biológico, métodos alternativos de controle e insetos vetores de doenças.

E no espaço “kids”, serão realizadas diversas atividades recreativas, culturais e artísticas para crianças em que os insetos serão o tema principal.

Guiadas por monitores, elas poderão entrar em contato com o mundo dos insetos acompanhando e apostando nas corridas de baratas; se transformando em borboletas, joaninhas e outros insetos por meio de pinturas faciais; participando de jogos de memória, que aumentam seu conhecimento sobre cada inseto escolhido; e ainda ver pinturas feitas pelos próprios insetos, mostrando que eles também podem ser “grandes artistas”.

O evento é gratuito, aberto a toda a comunidade e haverá espaço reservado para crianças. A Esalq está localizada na Av. Pádua Dias, 11, em Piracicaba, São Paulo.

Da Divisão de Comunicação da Esalq

Mais informações: site https://www.facebook.com/insetos.naesalq/