“Ulysses”, de James Joyce, é tema de concurso para universitários

Com inscrições abertas até 30 de abril, evento comemora os 100 anos de um dos maiores romances do século 20

19/04/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: Divulgação/Ulysses@100 Pelos Olhos Brasileiros

Publicado em 1922, em Paris, o romance Ulysses, do escritor irlandês James Joyce (1882-1941), é tema do concurso Ulysses@100 Pelos Olhos Brasileiros, promovido pela Embaixada da Irlanda no Brasil, que conta com a participação de 18 universidades brasileiras – entre elas, a USP. De acordo com o regulamento do concurso, estudantes de cada universidade devem criar uma obra mural que represente um dos 18 capítulos de Ulysses. Para a USP, coube representar através da arte o capítulo 7, Éolo, em que Joyce retrata o ambiente numa redação de jornal. Na USP, o concurso é aberto para dois editais, um para a realização de um mural físico e outro para a criação de um mural eletrônico. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 30, às 23h59, em e-mail para a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (catedrawbyeats@gmail.com). O edital do concurso está disponível neste link.

“O propósito é explorar como a juventude brasileira interpreta o livro Ulysses 100 anos depois da sua publicação”, destaca o edital. “A instituição disponibilizará uma parede de seu campus para a pintura do mural selecionado, que ficará exposto durante o período de um ano.” Na USP, o muro escolhido fica em frente ao Espaço das Artes, na Cidade Universitária, em São Paulo, que mede 8m92 por 5m10. Todos os estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade podem participar da iniciativa. Também serão aceitos trabalhos em grupo.

Na USP, o concurso é realizado graças a uma parceria entre a Embaixada da Irlanda, a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats e a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Os organizadores são a professora Laura Izarra, coordenadora da cátedra, o professor Almir Almas, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA, e o professor Luiz Claudio Mubarac, do Departamento de Artes Plásticas da ECA.

Capa da primeira edição de Ulysses, publicada em 1922, em Paris, e o escritor irlandês James Joyce – Fotos: Flickr e Wikimedia Commons

“Esperamos incentivar e valorizar a arte e a literatura no Brasil”, acrescenta o edital do concurso. “Pretendemos fomentar a produção artística nas universidades por todo o Brasil, permitindo a transformação do espaço universitário e adjacências por meio de intervenções visuais com painéis que representem a obra irlandesa com uma identidade brasileira.”

Como ressalta o edital, Ulysses conta a história de um dia na vida de vários personagens em Dublin, na Irlanda, o dia 16 de junho de 1904. Ao longo dos 18 capítulos do livro, Joyce descreve os dilemas e as adversidades dos personagens e transforma um dia corriqueiro em algo excepcionalmente interessante. “James Joyce é um dos maiores autores do século 20. Ele se utiliza de diversos estilos narrativos e sua obra é repleta de modernidades, símbolos e referências. O autor é muito conhecido pelo seu uso experimental da linguagem, inventando palavras e dando novos sentidos a outras.”

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats da USP.