Cinema da USP retoma sessões presenciais em sala nova e moderna

A partir do dia 18, mostra “Para Gostar de Cinema” exibirá 18 filmes de reconhecida excelência visual e técnica

 13/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 18/04/2022 as 13:04
Por
Nova sala do Cinema da USP Paulo Emílio, na Cidade Universitária, em São Paulo, é equipada com os mais modernos sistemas de som e projeção – Foto: Reprodução/Cinusp

 

A partir da próxima segunda-feira, dia 18, e até o dia 13 de maio, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) exibirá a mostra Para Gostar de Cinema: Espetacular, evento que marca a retomada das exibições presenciais após dois anos de pandemia. A reabertura do Cinusp também assinala a inauguração de uma nova e mais espaçosa sala, na rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, em São Paulo, com sistemas de som e projeção avançados.

O professor Eduardo Morettin – Foto: Acervo pessoal

Segundo o professor Eduardo Victorio Morettin, docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e diretor do Cinusp, o projeto de construção da nova sala existia há ao menos dez anos, mas sofreu contínuas interrupções devido às crises financeiras e sanitárias enfrentadas pelo País na última década. Finalmente completo, o auditório será inaugurado no próximo dia 18, com uma exibição de Bacurau (2019) — o longa de Kleber Mendonça Filho foi o último exibido no local antes de seu fechamento, em março de 2020, em decorrência do avanço da pandemia de covid-19. Desta vez, o público poderá assistir ao filme em uma tela de oito metros de comprimento — quase três vezes maior do que a tela da sala mais antiga, que possui apenas três metros e meio —, acompanhada por um novo sistema de som Dolby e projeção no padrão DCI 4K, “o mais moderno que há”, como conta Morettin. A capacidade da nova sala, que comporta até 130 espectadores, também aumentou em relação à sala antiga, que funciona com 100 lugares. 

A renovação do ambiente do cinema explica o tema escolhido para a mostra inaugural da temporada de 2022: Espetacular. Nesta que é a nona edição da mostra Para Gostar de Cinema, “as obras escolhidas partem de um ponto comum: o espetáculo, seja visual, com cores cintilantes, cenários suntuosos e imagens fantásticas, seja sonoro, com trilhas musicais e efeitos extraordinários vindos de todos os lados”, afirma a curadoria do evento em um texto de divulgação da mostra.

“Buscamos filmes que possam proporcionar ao espectador, neste momento de reencontro com as salas de cinema, o contato com a excelência visual e técnica”, diz Morettin. No total, foram selecionados 18 longas, notáveis por suas fotografias, trilhas sonoras, cenários e efeitos especiais, dentre outros aspectos da produção audiovisual. As obras da programação elevam ao máximo a qualidade dos modernos recursos de exibição do Cinusp, segundo o professor.

Morettin cita como exemplo Mad Max: Estrada da Fúria, longa de 2015 premiado com seis estatuetas do Oscar: Melhor Edição de Som, Mixagem de Som, Direção de Arte, Maquiagem, Figurino e Edição. Outros destaques da mostra, para Morettin, são Três Homens em Conflito (1966), “um faroeste de Sergio Leone, cineasta italiano muito conhecido pelo uso de planos gerais em sua cinematografia”, e Eu Sou Cuba (1964), antologia composta de quatro histórias sobre a vivência da população cubana no período pré-revolução, gravadas na própria ilha latino-americana por uma equipe de realização soviética. Morettin também chama a atenção para Ran (1985), de Akira Kurosawa, um dos mais importantes cineastas da história do Japão e do cinema como um todo. “Estamos empolgados, porque há muito tempo esse filme não era exibido no Brasil”, diz.

Para os fãs de ficção científica, a mostra ainda conta com 2001: Uma Odisseia no Espaço, clássico assinado por Stanley Kubrick, Speed Racer (2008), narrativa acelerada dirigida pelas irmãs Wachowski, que se inspiraram nos desenhos animados para a construção da ambientação e efeitos visuais, Blade Runner 2049 (2017), premiada sequência do longa de 1982, e a animação japonesa Ghost in the shell: O Fantasma do Futuro (1995), que combina técnicas tradicionais com computação gráfica. 

Há também Suspiria (1977), produção italiana de terror conhecida por suas cores saturadas e iluminação extravagante. O gênero volta a aparecer em O Massacre da Serra Elétrica, filme independente de 1974 que retrata cenas de violência e pavor de modo visceral.

O público poderá participar da escolha dos títulos exibidos em duas sessões especiais, através da votação em uma enquete nas redes sociais do Cinusp. A primeira exibição, que ocorre em 29 de abril, envolverá uma batalha entre dois filmes de animação: O Castelo Animado (2004), do estúdio japonês Studio Ghibli, e Viva: A Vida é Uma Festa (2018), da Disney-Pixar. Em seguida, no dia 13 de abril, os espectadores escolherão entre os musicais Moulin Rouge (2001) e The Rocky Horror Picture Show (1975). Em ambas as datas, o filme mais votado será exibido na sessão.

Eduardo Morettin compartilha, também, a programação do Cinusp para o restante do ano. No segundo semestre, está prevista uma mostra cujo objetivo é verificar como o cinema pensa o Brasil. “Nós temos várias efemérides neste ano: passamos pelos 100 anos do Modernismo, vamos passar pelos 200 anos da Independência, por exemplo, e acho que esses eventos pedem por certa reflexão. No nosso caso, vamos fazer isso partindo de um ponto de vista cinematográfico”, explica. Também no segundo semestre, o Cinusp oferecerá cursos e oficinas. Numa dessas ocasiões, o professor Richard Peña, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, ministrará aulas sobre o cinema indiano. 

A mostra Para Gostar de Cinema: Espetacular será apresentada de 18 de abril a 13 de maio, com duas sessões diárias, às 16 e às 19 horas, de segunda a sexta-feira, na nova sala do Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp), localizada na rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, em São Paulo. Entrada gratuita, sujeita à lotação das salas e com obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação. Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site do Cinusp.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.