USP promove primeira competição nacional de econometria

No dia 5 de novembro, graduandos e recém-graduados em Economia e áreas afins participam de evento para aplicar métodos econométricos

01/11/2016 - Publicado há 7 anos
Foto: Visualhunt

Promover o interesse no estudo e na aplicação dos métodos econométricos entre graduandos e recém-graduados em Economia e áreas afins. Essa é a proposta do primeiro Econometric Game São Paulo 2016 (EGSP), que será realizado no próximo dia 5 de novembro, na Cidade Universitária. O evento foi idealizado por estudantes da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

A inspiração para criar o EGSP surgiu quando a equipe do Departamento de Economia da FEA participou do 17th Econometric Game, organizado pela Actuarial Science, Econometrics & Operational Research (VSAE), em abril, na Holanda.

A proposta é promover a integração entre alunos de economia das universidades do País, além de desenvolver e aplicar conceitos econômicos, combinando a prática à teoria. Essa será a primeira competição de econometria nacional envolvendo diversas instituições brasileiras.

Os participantes terão que se reunir para resolver um estudo de caso na área de economia proposto pela organização. As equipes selecionadas apresentarão a solução para a Comissão Julgadora composta de professores e ex-participantes do Econometric Game da Holanda.

Foram selecionadas dez equipes entre as 18 inscritas, que representarão as seguintes faculdades: FEA; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Riberão Preto (Fearp) da USP; Universidade Federal do ABC (UFABC); Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Escola Paulista de Economia, Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (Eppen-Unifesp); e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Todas as equipes terão direito a desconto especial na aquisição de licenças do Stata, ganharão um Certificado de Participação e terão licenças para o Stata por um mês. A equipe vencedora ganhará um Certificado Especial, livros de Econometria e prêmio em dinheiro.

O EGSP 2016 será no Auditório Safra da Biblioteca da FEA, das 9 às 19 horas, localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, na Cidade Universitária. O evento conta com o apoio financeiro da Timberlake (representante do software Stata no Brasil) e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Mais informações (11) 3093-0984/0985, e-mail egsaopaulo@gmail.com