Lançamento de livro marca a comemoração dos dez anos de grupo de pesquisa sobre o Islã

Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto comemora uma década lançando obra que reúne estudos sobre o Islã e teorias decoloniais

 24/03/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Publicado pela Editora Ambigrama, com 332 páginas, o livro Islam, decolonialidade e(m) diálogos plurais comemora os dez anos do Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes (Gracias) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, coordenado pela professora Francirosy Campos Barbosa. A obra reúne estudos sobre o Islã e teorias decoloniais, que trazem uma contribuição relevante para esses campos de estudo. 

A organização do livro é da professora Francirosy, junto com as pesquisadoras Ana Maria Ricci Molina, Patrícia Simone do Prado e Flávia Andrea Pasqualin, e traz textos que percorrem diversos temas como: gênero, sexualidade, feminismo, religião, subjetividade, possessão, cura, preceitos alimentares e o próprio fazer acadêmico.

Esses textos, contam as organizadoras, produzem “interessantes cruzamentos e contrastes entre teorias, metodologias e dados empíricos, os quais refletem a pluralidade das abordagens” reunidas no livro, que conta também com a participação de grupos e pesquisadores de outras instituições. Além de mostrar a produção consolidada do Gracias durante esses dez anos, também apresenta as múltiplas aberturas ao diálogo interdisciplinar entre antropologia, psicologia, sociologia, história, ciência política e ciência da religião. 

De acordo com as pesquisadoras, o Islã, como campo discursivo de construção de alteridades culturais, “ocupa um papel central no imaginário político internacional, o que é refletido na importância do mundo muçulmano como arena de construção da geopolítica contemporânea”. 

A obra traz importantes contribuições para os campos abordados, mas também abre oportunidades para novas experimentações, “apontando para o contínuo desenvolvimento e renovação das reflexões que estruturaram a criação do Gracias há uma década”, completam as pesquisadoras. 

Para adquirir a obra clique aqui

Mais informações pelo e-mail franci@ffclrp.usp.br  


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.