As aventuras vividas no livro “Meia Noite na Biblioteca”

Marisa Midori comenta o livro de Alonso Alvarez sobre uma biblioteca comunitária que fica dentro de um cemitério

 18/03/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

“Em Meia Noite na Biblioteca, livro de aventuras de Alonso Alvarez, os jovens Mário, Luís, Osmar e Paulo não têm medo de nada (…) e são guiados pela brava e engajadíssima bibliotecária Aline, uma jovem que vive com a avó, entrega pizzas de bicicleta pelo bairro e ainda arranja um tempinho para arrecadar livros, ler, cuidar da biblioteca e fisgar os jovens que se arriscam a ziguezaguear pelas ruelas do cemitério”, conta a professora Marisa Midori em sua coluna Bibliomania.

Segundo a professora, a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura é uma biblioteca da ficção, que também existiu na vida real, e fica dentro do Cemitério Colônia, no bairro de Parelheiros. “Ela foi montada há mais de 12 anos, na casa antes ocupada pelo coveiro do cemitério”, revela. Marisa ainda conta que, no final do ano passado, o cemitério, que havia cedido o espaço para a biblioteca em um sistema de comodato, requereu o imóvel para ampliar a área de enterros. “A notícia correu a grande imprensa e sensibilizou muita gente. Os livros, mais de 5 mil volumes, foram divididos em sacolas de panos e distribuídos para os moradores da comunidade, que têm hoje a missão de os preservar até que um novo imóvel seja montado para abrigar aquele que foi o principal ponto de cultura de Parelheiros.”


Bibliomania
A coluna Bibliomania, com a professora Marisa Midori, vai ao ar quinzenalmente, sexta-feira às 9h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9 ) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.