Mostra do Cinusp apresenta filmes que abordam a temática LGBT

Filmes selecionados vão além dos tradicionais melodramas de aceitação e suas crises, incluindo até comédias relacionadas a trans, lésbicas e gays

26/10/2016 - Publicado há 7 anos
Por [cycloneslider id=”cinusp_queer”] 00
De 29 de outubro a 13 de novembro, o Cinema da USP (Cinusp) apresenta a mostra Monstra – Cinema Queer, que apresentará filmes ligados à temática LGBT, acompanhados de debates sobre identidade de gênero e diversidade sexual. As sessões ocorrerão nas salas do Cinusp na Cidade Universitária e no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP.

A mostra remonta todo o histórico de produções de filmes com temática LGBT ao longo das últimas décadas, o que permite relacionar o cinema com o fortalecimento dos movimentos por igualdade de direitos. “Serão exibidos filmes produzidos desde a década de 50 até este ano”, afirma Renato Trevizano, um dos organizadores da mostra. “Há produções de Jean Genet (Un chant d’amour, 1950), Andy Warhol (Mario Banana I, 1964) e principalmente filmes de hoje em dia.”

De acordo com a programação da mostra, no dia 3 de novembro, às 19h, na Cidade Universitária, haverá debate com o professor Dário Neto, da Universidade Estadual do Paraná, ex-conselheiro estadual LGBT de São Paulo e militante de pautas relacionadas às questões de raça, gênero e sexualidade. No dia 4 de novembro, também na sala da Cidade Universitária, às 19h, uma sessão especial exibirá curtas-metragens, seguidos de performances drag e debates com realizadores e performers.

Os filmes a serem exibidos têm diversas origens, como França e Estados Unidos. Há também obras nacionais, inclusive algumas produzidas na USP. Os filmes V e Queer, por exemplo, que estão na mostra, foram produzidos no Departamento de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Os organizadores da mostra buscaram selecionar filmes diferentes das tradicionais produções com temática LGBT. “Procuramos ir além dos temas melodramáticos de autoaceitação e suas crises e abordar a temática em comédias românticas envolvendo trans, lésbicas e gays, não se limitando a estes últimos”, afirma Ayume Oliveira, também organizadora da mostra, que é produtora e codiretora ― com Felipe Lemos ― de V e Queer.

Como explicam os organizadores no texto de apresentação da mostra, o termo “monstra” é utilizado no título da mostra como substitutivo brasileiro para queer, um termo em inglês, antes pejorativo – algo como “estranho”, “anormal”, “bicha” ou “viado” -, que foi apropriado pelo ativismo LGBT dos Estados Unidos no final da década de 1960. Ele passou a ser usado “como força política afirmativa de desfrute da diferença; o ser queer como ferramenta para a transgressão de padrões hegemônicos de gênero e sexualidade, colocando em perspectiva também questões de raça, classe, nacionalidade, religião etc.”.

A mostra Monstra – Cinema Queer será realizada de 29 de outubro a 13 de novembro, de segunda a sexta-feira, às 16h e às 19h, na sala do Cinusp na Cidade Universitária (Rua do Anfiteatro, 181,  favo 4 das Colmeias), sábados, às 16h, 18h e 20h, e aos domingos, às 18h e às 20h, no Centro Universitário Maria Antonia (Ceuma) da USP (Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo). Entrada grátis. A programação completa do evento está disponível no site do Cinusp (www.usp.br/cinusp).