USP e UFSCar incentivam respeito à diversidade na Tusca

Ação quer conscientizar os participantes da Taça Universitária São Carlos sobre a importância do respeito à igualdade, equidade e diversidade

21/10/2016 - Publicado há 8 anos

20161021_respeite_a_diversidade_gdRespeite a Diversidade. Esta é a mensagem central da ação para a Tusca – Taça Universitária São Carlos 2016, que acontece de 20 a 23 de outubro. O objetivo central é conscientizar os participantes do evento sobre a importância do respeito à igualdade, equidade e diversidade.

A ação é uma iniciativa conjunta entre a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Saade-UFSCar), Ouvidoria UFSCar, Atlética UFSCar, Liga Interdisciplinar de Saúde da Mulher (Lismu), Liga de Estudos sobre Diversidade e suas Implicações para o Cuidado (Ledis) – e a USP em São Carlos – Núcleo de Direitos Humanos, Ouvidoria da USP e Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) – entre outros setores que apoiaram a ação e dialogaram diretamente com as atléticas e o Coletivo de Mulheres do Caaso/UFSCar.

Pela parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE) da UFSCar, foi produzido o material Respeite a Diversidade, um cartão com a criação artística do aluno Gustavo Magno, do curso de Enfermagem, que representou por meio de desenhos a diversidade de gênero. O material foi distribuído nos kits da Tusca.

Além disso, a campanha Preservativos para Todxs realizou a distribuição de preservativos, trazendo informações sobre o protagonismo de cada um sobre a sua própria proteção. Mariana Moura, aluna do quarto ano da Terapia Ocupacional da UFSCar, destacou a importância de refletir sobre o preservativo feminino como uma forma de autonomia e empoderamento para as mulheres e que iniciativas como essa precisam se repetir.

Ao destacar as experiências vivenciadas com a ação, as alunas Vanessa Pordoti, Letícia Sarpi, Juliana Souza e Mariana Rigolon, das Ligas da UFSCar, afirmaram que todas as suas expectativas foram superadas e que receberam muitas mensagens de agradecimento pela repercussão nas redes sociais da iniciativa, considerada inovadora.

Foi produzido também o cartaz “Respeite as Mulheres”, que está sendo colocado nos locais de partida dos veículos que fazem o transporte para a Tusca. A iniciativa teve apoio da Rádio UFSCar, que realizou um programa sobre o tema e está divulgando uma vinheta que traz o mote “Divirta-se com responsabilidade e sem violência”.

Clique aqui e ouça a vinheta

20161021_tusca_onibus“Essa ação conjunta é da maior importância para São Carlos ao dar início, de modo integrado entre USP e UFSCar, a trabalhos que promovem uma articulação entre valores universalmente defensáveis de reconhecimento mútuo e a construção de respostas a necessidades particularizadas da comunidade”, afirma a professora Maria da Graça Pimentel, do Núcleo de Direitos Humanos da USP São Carlos.

Para a professora Natália Salim, do Departamento de Enfermagem da UFSCar, uma das principais articuladoras da iniciativa, “é central a necessidade de dar visibilidade e promover o diálogo sobre as violências de gênero no contexto de atividades e festas universitárias. Essa parceria possibilitou reflexões e sensibilização tanto para os participantes da Tusca como para aqueles que estiveram envolvidos na construção dessa iniciativa. Essa ação conjunta com certeza abrirá espaço para projetos futuros compartilhados entre as duas universidades no combate das diversas formas de violência”.

Para Francine Tan, aluna de mestrado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP e integrante do Coletivo de Mulheres do Caaso/UFSCar, “a campanha busca conscientizar sobre casos de violência em suas diversas formas e encorajar a denúncia das mesmas. Queremos que a Tusca seja um evento seguro para que todos possam se divertir sem quaisquer prejuízos”.

Suzana Xavier / Comunicação da Prefeitura do Campus USP São Carlos.
Com a colaboração da UFSCar