50 anos de pioneirismo na Nutrição

Por Sonia Tucunduva Philippi, professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, e Denise Giacomo da Motta, formandas da turma de 1971 do curso de Nutrição da FSP-USP

 13/12/2021 - Publicado há 3 anos
Sonia Tucunduva Philippi – Foto: Suzana Mendes

 

Denise Giacomo da Motta – Foto: Arquivo pessoal
OCurso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP é o mais antigo do país, criado em 1939.

A turma que em 2021 comemora seu Jubileu de Ouro ingressou em 1969 e formou-se em 1971. Foi a terceira turma de um currículo novo, em tempo integral, que teve início em 1967, mesmo ano em que a profissão de nutricionista foi regulamentada. O pioneirismo, desde a graduação, portanto, fez parte da trajetória desses nutricionistas que, ao completarem 50 anos de formados, quiseram resgatar e registrar sua contribuição para a história da nutrição no Brasil.

Essa turma, composta de 19 acadêmicos, teve sua formação norteada por um currículo abrangente, interdisciplinar, voltado para a participação em programas e serviços integrados de alimentação e saúde, em diferentes áreas de atuação. Em todo o período de sua graduação, esse grupo foi iniciado na pesquisa científica, orientado para a observação crítica da realidade social, estimulado à prática criativa, à participação multidisciplinar. Também participou ativamente das políticas estudantis do Diretório Acadêmico Emilio Ribas na FSP. A “turma de 1971” contribuiu para a inovação, transformação e engrandecimento da área de alimentação e nutrição.

Foram nutricionistas que participaram de políticas públicas desde o nível central, no primeiro Programa de Nutrição de Alimentação e Nutrição no Brasil, até os níveis regionais no Estado de São Paulo, ocupando pela primeira vez cargos de gestão e coordenação de programas de saúde e nutrição em várias regiões do Estado de São Paulo. Outros foram para a área clínica, área social, área de educação, docência, pesquisa, planejamento e gestão de serviços de alimentação; autônomos em consultórios; consultores, empreendedores em fundações, projetos e serviços próprios. Descortinaram e consolidaram áreas de atuação até então desconhecidas ou incipientes. Publicaram livros, materiais instrucionais, papers com uma produção científica com repercussão nacional e internacional. Foram reconhecidos e premiados no Brasil e no exterior, participaram de órgãos da classe, valorizando e dando destaque ao nutricionista. Seu protagonismo e participação na atividade formadora de outros profissionais e seus trabalhos em prol da ciência da Nutrição, durante meio século, merecem ser ressaltados.

Ao celebrar o Jubileu de Ouro de sua graduação, planejado ao longo de todo o ano, puderam se reencontrar, resgatar e compartilhar suas histórias, com a sensação de nunca terem estado longe da Faculdade de Saúde Pública da USP, porque a essência daqueles anos intensos foi o que moldou esses profissionais, vivenciada de maneira diferente por cada um. Para essa turma, ser nutricionista formado pela Universidade de São Paulo é ter consciência crítica, visão abrangente, capacitação para a atuação interdisciplinar e multiprofissional, responsabilidade social, ousadia de fazer o novo, amor pela educação e pela Ciência da Nutrição.

As comemorações foram no dia 4 de novembro, com recepção do Departamento de Nutrição (professoras Monica Jorge, Ana Cervato e Betzabeth Slater, chefe do departamento). Também fizeram saudação aos nutricionistas a presidente do CRN3, Nina Correa, e a conselheira Rosana Maria Nogueira. Pela turma, falou a então oradora de 1971, professora Maria Cristina Faber Boog. A programação teve início na Faculdade de Saúde Pública, com solicitação da professora Sonia Tucunduva Philippi, que foi docente da casa e parte desta turma. Também foi encaminhado à Congregação o pedido de voto de congratulações, aprovado por unanimidade em 25 de novembro de 2021.

Formandos de 1971 – Foto: Arquivo pessoal

Seguem os nomes deste grupo jovem, alegre, cheio de vida e esperança, após 50 anos, de realizações.

Formandos de 1971

• Carmen Kazue Ishikawa
• Carmen Pimentel de Moraes Barros
• Cecilia Cibele Zepellini
• Cecilia Higuchi Kuroba
• Cecilia Silva de Vasconcelos
• Celia Regina Peres (in memoriam)
• Denise Giacomo da Motta
• Elza Corsi de Oliveira
• Izaura Fuziko Tsinem
• Jose Aurelio Claro Lopes
• Margarete Ulmann (in memoriam)
• Maria Cristina Faber Boog
• Mirella C. C. M. Mendonça
• Neusa Sanchez Ribeiro
• Paola Bastianelli
• Sandra Maria Silvestrini
• Sibele Machado Silva
• Sonia Tucunduva Philippi
• Wanderli Campos Fazan


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.