Novos diretores e vice-diretores de três unidades da USP tomam posse

Os novos dirigentes assumem o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, o Instituto Oceanográfico e a Faculdade de Odontologia

 06/12/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/12/2021 as 17:23
Por
Cerimônia de posse da nova diretoria da Faculdade de Odontologia – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Na sexta-feira, dia 3 de dezembro, foram empossados os novos diretores e vice-diretores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto Oceanográfico (IO) e da Faculdade de Odontologia.

“As cerimônias de posse são muito importantes para toda a Universidade, pois são um momento de reflexão. A USP e suas coirmãs paulistas têm o privilégio de, a cada quatro anos, substituir seus dirigentes, e essa é uma oportunidade para rediscutir os caminhos, avaliar o que já foi feito e planejar seu futuro”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

As cerimônias de posse foram realizadas na Sala do Conselho Universitário, com um número restrito de convidados, e transmitidas pelo YouTube.

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

[A partir da esquerda] Beatriz Leonor Silveira Barbuy, Vahan Agopyan, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, Antonio Carlos Hernandes e Pedro Vitoriano de Oliveira – Foto Marcos Santos/USP Imagens
No período da manhã, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade e Beatriz Leonor Silveira Barbuy tomaram posse, oficialmente, como diretor e vice-diretora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. Os dirigentes assumiram o cargo em junho.

Docente do Departamento de Geofísica e vice-diretor na gestão passada, Ricardo Ivan Ferreira da Trindade lembrou a história do IAG, destacou o protagonismo nacional e internacional do Instituto nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, e falou sobre os desafios da gestão.

“Temos uma realidade de negação da ciência, de corte de verbas. Nosso desafio para os próximos anos é muito grande. O dinamismo que o IAG apresenta em suas várias áreas de atuação está ameaçado. Setores fundamentais do nosso quadro administrativo estão esvaziados por causa de oito anos sem contratação, em função dos problemas financeiros enfrentados pela Universidade e, recentemente, por causa da pandemia”, explicou o novo diretor.

O reitor Vahan Agopyan lembrou que, “por outro lado, os novos dirigentes encontrarão um momento mais propício. Depois de 12 anos, a Universidade recuperou a segurança financeira e, no ano que vem, haverá um repasse maior para as Unidades e conseguiremos acertar algumas distorções. Instrumentos, vocês terão; competência, vocês já têm. Tenho certeza de que os próximos quatro anos do IAG serão muito promissores”.

O vídeo da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas está disponível no Canal da Sala do Conselho Universitário no YouTube.

Instituto Oceanográfico

[A partir da esquerda] Paulo Yukio Gomes Sumida, Antonio Carlos Hernandes, Eduardo Siegle, Vahan Agopyan e Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
No período da tarde, foi a vez de Paulo Yukio Gomes Sumida e Eduardo Siegle tomarem posse como os novos diretor e vice-diretor, respectivamente, do Instituto Oceanográfico.

Em seu discurso de posse, Sumida lembrou que “o oceano é tão importante que a ameaça das mudanças climáticas e o crescente impacto antrópico direto fez com que a Organização das Nações Unidas decretasse o período de 2021 a 2030 como a década da ciência oceânica para o desenvolvimento sustentável. Isso nos carrega de uma responsabilidade imensa, já que estamos no comando da maior instituição oceanográfica do Brasil, país com imensa costa e zona econômica exclusiva”.

O diretor também falou um pouco da estrutura do Instituto e das pesquisas de excelência que são desenvolvidas por sua comunidade.

“O oceano é um patrimônio que o Brasil não sabe utilizar. Os próximos anos serão bastante desafiadores e estimulantes, mas somos criativos e capazes de encontrar soluções aos diversos problemas. Durante a pandemia, conseguimos dar respostas rápidas às demandas da sociedade, mas essas respostas exigem um grande investimento em pesquisa básica de longo prazo. Cabe a nós explicarmos isso à sociedade”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O vídeo da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Instituto Oceanográfico está disponível no Canal da Sala do Conselho Universitário no YouTube.

Faculdade de Odontologia

[A partir da esquerda] Giulio Gavini, Rodney Garcia Rocha, Vahan Agopyan, Giuseppe Alexandre Romito, Antonio Carlos Hernandes e Pedro Vitoriano de Oliveira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Na última cerimônia do dia, foram empossados o diretor da Faculdade de Odontologia, Giulio Gavini, e o vice-diretor Giuseppe Alexandre Romito.

O diretor Giulio Gavini, em seu discurso de posse, falou sobre a constante busca da Faculdade pela excelência no ensino, na pesquisa e, especialmente, nas atividades de extensão. Lembrou que, em meio à pandemia da covid-19, a FO conseguiu investir em infraestrutura e equipamentos, preparando a unidade para o retorno seguro. “Nós nos comprometemos a preservar o que foi realizado e conquistado e a manter um ambiente universitário plural, crítico e reflexivo, onde as decisões possam ser conduzidas através do diálogo franco e com respeito ao contraditório”, afirmou.

“O Giulio e o Giuseppe estão assumindo uma Unidade de excelência, e é mais difícil manter a excelência do que alcançá-la. Esse é um momento interessante. Após um período muito complexo, com dois anos de pandemia, conseguimos manter nossas atividades e a excelência na pesquisa e na formação de nossos alunos. Porém, agora temos novos desafios. Se, por um lado, vocês não terão de enfrentar as limitações financeiras que tivemos nas últimas gestões, por outro, vocês terão de lidar com uma postura cada vez mais negacionista e anticiência que domina nosso País. Não sabemos o futuro das nossas agências federais de fomento, e isso exigirá uma compreensão e um planejamento cuidadoso”, ressaltou o reitor Vahan Agopyan.

O vídeo da cerimônia de posse dos novos dirigentes da Faculdade de Odontologia está disponível no Canal da Sala do Conselho Universitário no YouTube.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.