Fortalecer a interação com a sociedade é prioridade da nova gestão do Instituto de Psicologia

Entre outros desafios, os novos dirigentes terão de lidar com os efeitos causados pela pandemia nas atividades acadêmicas

04/05/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 10/05/2021 as 11:36
A cerimônia de posse foi realizada na Sala do Conselho Universitário e transmitida pelo canal do Instituto de Psicologia no YouTube – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

A nova diretora do Instituto de Psicologia (IP), Ana Maria Loffredo, e o vice-diretor Gustavo Martineli Massola tomaram posse formalmente no dia 4 de maio, em uma cerimônia realizada na Sala do Conselho Universitário e transmitida pela internet.

“Assumimos esse compromisso na perspectiva da importância fundamental de uma Universidade pública, gratuita, plural, de excelência, democrática, laica, autônoma e estreitamente vinculada à diversidade das demandas sociais. O momento conturbado que atravessamos em nosso País – em que não só os valores democráticos estão sendo confrontados com violência e sem escrúpulo, e que a educação e a cultura têm sido alvo de ataques sistemáticos e veementes – nos estimula a assumir o papel que cabe à Universidade e nos mobiliza a nos articularmos em defesa da democracia, da vida e de nossos direitos fundamentais, como temos feito aqui na USP”, afirmou a diretora em seu discurso de posse.

O reitor Vahan Agopyan ressaltou a importância da renovação regular dos dirigentes da Universidade como forma de incorporar novas ideias e perspectivas à gestão. “Os diretores têm a grande responsabilidade de conduzir de maneira firme suas Unidades, que têm sua própria autonomia e personalidade. Porém, eles também têm a responsabilidade de comandar a Universidade, participando não apenas do Conselho Universitário, mas conduzindo e definindo as diretrizes gerais da USP”, explicou o reitor.

Com um programa de gestão intitulado “Vastas fronteiras e mundos plurais”, os novos dirigentes têm a proposta central de dar maior ênfase na missão do IP como local de reflexão crítica, a fim de desenvolver ações nas áreas acadêmica, financeiro-administrativa e de convívio institucional. O teor democrático das relações sociais deve ser incrementado, especialmente no âmbito dos processos decisórios internos do Instituto, da interação de seus integrantes com as instâncias da Universidade e da relação com outros segmentos da sociedade.

A nova gestão também ressalta a necessidade de manter ações de enfrentamento dos efeitos provocados pela pandemia da covid-19, que alteraram a maneira como são realizadas as atividades acadêmicas e exigem criatividade, empenho e colaboração de toda a comunidade do IP.

Também estavam presentes na cerimônia o vice-reitor Antonio Carlos Hernandes, a ex-diretora Marilene Proença Rebello de Souza, o ex-vice-diretor Andrés Eduardo Aguirre Antúnez e o secretário-geral, Pedro Vitoriano de Oliveira.

[A partir da esquerda] Gustavo Martineli Massola, Vahan Agopyan, Ana Maria Loffredo e Antonio Carlos Hernandes – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Quem são

Professora do Instituto de Psicologia desde 1984, Ana Maria Loffredo é graduada pelo próprio Instituto, possui mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutorado em Psicologia Clínica e livre-docência em Metapsicologia freudiana, ambos pelo IP.

Com especialização em “Gestalt terapia”, no Instituto Sedes Sapientiae, e em “Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise”, no Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp, Ana Maria desenvolve pesquisas em torno de três eixos principais: especificidades do modo de produção de conhecimento na psicanálise; questões proeminentes da clínica psicanalítica contemporânea; e interfaces da psicanálise e sua implicação no âmbito da clínica extensa.

Além da carreira acadêmica, a nova diretora também exerceu diversas atividades administrativas. Foi chefe do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e representante titular da Congregação do IP no Conselho Universitário em diversos períodos.

O vice-diretor Gustavo Martineli Massola é professor do Departamento de Psicologia Social. É graduado em Psicologia e possui mestrado, doutorado e livre-docência pelo Instituto de Psicologia.

Atua na área de Psicologia Socioambiental, principalmente nos temas de enraizamento, apego e identidade de lugar, constituição psicossocial da identidade, psicologia social, crime e prisão.

Foi coordenador da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação do IP e chefe do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.