Seminário debate o uso da Inteligência Artificial na educação

Evento com transmissão on-line gratuita vai apresentar perspectivas diversas sobre a utilização da IA e das tecnologias e artefatos digitais para fins educacionais

12/11/2021 - Publicado há 2 anos
Foto: Robo Wunderkind/Unsplash

.
O uso da Inteligência Artificial (IA) na educação amplia o acesso ou automatiza a desigualdade? Essa é a questão que norteia o debate que será realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP no dia 17 de novembro, a partir das 16 horas, com transmissão gratuita neste link, sem necessidade de inscrição.

O evento se propõe a apresentar, para um público multidisciplinar, perspectivas diversas sobre a utilização da IA e das tecnologias e artefatos digitais para fins educacionais. Com inspiração na agenda de pesquisa dos efeitos da IA sobre a produção de hierarquias sociais, busca-se criar um panorama que contemple, por um lado, as perspectivas do desenvolvimento de aplicações tecnológicas à educação e, por outro, temas pertinentes à agenda de pesquisa em estudos críticos de tecnologia da educação.

Participam do debate a professora Giselle Ferreira, do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), falando sobre Perspectivas nos estudos críticos em educação e tecnologia; e Luis Junqueira, sócio-fundador da Letrus, plataforma de tecnologia educacional que utiliza IA para auxiliar no letramento de estudantes e tornou-se a primeira iniciativa brasileira a ganhar o Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Junqueira vai abordar Aplicações de IA no desenvolvimento do letramento escolar: usos e perspectivas. A mediação é de Murillo Marschner, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e integrante do C4AI – Center for Artificial Intelligence.

O encontro integra um ciclo de mesas-redondas sobre as oportunidades e os desafios que a IA impõe à democracia. O ciclo acontece desde julho de 2021 e introduz alguns dos temas que serão discutidos durante o I Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021 e está sendo organizado pela área de Humanidades do C4AI.

Acompanhe a transmissão do evento em iea.usp.br/aovivo

.