Série Energia: Entender o conceito de eficiência energética é importante para economizar energia elétrica

Gerar uma mesma quantidade de energia usando menos recursos, ou fazer determinada atividade com a menor quantidade de energia possível. Em outras palavras, fazer mais

 05/11/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:18
Por
Logo da Rádio USP

Gerar uma mesma quantidade de energia usando menos recursos, ou fazer determinada atividade com a menor quantidade de energia possível. Em outras palavras, fazer mais com menos. Esse é o conceito de “eficiência energética” apresentado pelo professor Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (FZEA), em Pirassununga.

O professor explica que “quando trocamos as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, tomamos uma atitude que permite maior eficiência energética, já que as duas lâmpadas iluminam o ambiente, mas o modelo LED consome muito menos energia quando comparado aos demais. Ou seja, a ação de iluminar o ambiente estará sendo realizada com muito menos energia.”

Atualmente, existe no Brasil a Lei da Eficiência Energética que determina o nível mínimo de eficiência energética dos aparelhos que consomem energia e que são fabricados e comercializados no País. Quando vamos comprar um eletrodoméstico, por exemplo, como uma geladeira ou televisão, encontramos no aparelho o Selo Procel, emitido pelo Inmetro, e que mostra a eficiência energética daquele aparelho. Se o selo tiver em destaque a letra “A”, o aparelho é eficiente. Na letra “E”, é menos eficiente na relação uso x consumo de energia.

A Série Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele, que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 

Ouça no player acima o episódio na íntegra sobre eficiência energética. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.