Série Energia: Do fogo à primeira lâmpada elétrica, como a iluminação artificial evoluiu

Thomas Edison descobriu a lâmpada elétrica em 1879 e, desde então, a iluminação nunca mais foi a mesma. Com a evolução da tecnologia, há mais eficiência e menos gastos

29/10/2021 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 12/06/2023 as 12:18

Desde que o homem descobriu o fogo, no período paleolítico, que acabada 10 mil anos antes de Cristo, a busca por iluminação artificial mobilizou a sociedade e vem se desenvolvendo, principalmente desde o final do século 19, quando Thomas Edison inventou a lâmpada elétrica. É essa a história que a Série Energia desta semana traz. O engenheiro eletricista Fernando de Lima Caneppele, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP em Pirassununga, é quem traça essa linha do tempo.

Desde a criação do fogo até a primeira lâmpada elétrica, foram milênios, mas a tecnologia nos últimos dois séculos tem feito a diferença. A lâmpada elétrica foi evoluindo continuamente de forma a se tornar mais moderna e eficiente. Um exemplo foi o surgimento da lâmpada fluorescente, responsável por menor gasto de energia. Em seguida, surgiram as lâmpadas de LED, com diversas vantagens. O funcionamento da lâmpada e o quanto ela pode economizar dependem primeiramente do seu tipo.

Além disso, é bom ficar atento na hora de escolher um modelo de lâmpada para o ambiente. O professor Caneppele dá dicas importantes na hora de escolher a lâmpada e de pensar na iluminação adequada para cada ambiente. Ele sugere, por exemplo, optar pelo uso de luminárias e abajures, evitando ligar as luzes da casa, que geralmente são mais potentes e consomem mais energia.

Energia tem apresentação do professor Fernando de Lima Caneppele (FZEA), que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS.

Ouça no player acima o episódio na íntegra sobre as lâmpadas.