Série Enegia: Ar-condicionado: segredos e truques para resfriar o ambiente e economizar energia

Episódio da Série Energia desta semana fala sobre evolução tecnológica do ar-condicionado e dá dicas de como usar o aparelho e economizar energia

 22/10/2021 - Publicado há 1 mês
Por

O primeiro ar condicionado surgiu em 1902, quando um jovem chamado Willis Carrier criou um processo mecânico para condicionar o ar. A ideia surgiu porque uma empresa de impressão estava com problemas em suas operações nos dias quentes de Nova York. Carrier pensou em retirar a umidade da fábrica através do resfriamento do ar por dutos que eram resfriados artificialmente. É sobre essa história curiosa o episódio desta semana da Série Energia, a criação do ar condicionado e como resfriar o ambiente e, mesmo assim, economia energia. 

O ar-condicionado se popularizou sendo instalado em hospitais, fábricas e lojas e, nos anos 1950, invadiu as residências para nunca mais sair.  Atualmente, o modelo split é o mais utilizado, e considera-se que a tendência mundial é evoluir o equipamento de forma a torná-lo cada vez mais acessível, potente e eficiente ao mesmo tempo. 

Segundo Fernando de Lima Caneppele, especialista em energias renováveis e professor da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos de Pirassununga (FZEA)  da USP, estima-se que o uso de um ar-condicionado ligado diariamente por quatro horas representa cerca de 63% do consumo total de um mês. Por isso ele aproveita para dar dicas importantes para economizar energia e baratear a conta de luz no final do mês. Uma opção é substituir o ar-condicionado pelo ventilador nos momentos de temperatura mais amena. Neste episódio o professor também fala sobre os cuidados que devem ser tomados na hora da instalação e com a manutenção.

A Série Energia, que vai ao ar às sextas-feiras no Jornal da USP no Ar – Edição Regional, tem apresentação do professor Caneppele, que produziu este episódio com Ana Cristina Barone Machado (discente da USP Pirassununga). A coprodução é de Ferraz Junior e edição da Rádio USP Ribeirão. Você pode sintonizar a Rádio USP Ribeirão Preto em FM 107.9, ou pela internet aqui e editoria regional aqui, ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS. 

Ouça no player acima o episódio na íntegra sobre horário de verão e aqui, o primeiro episódio sobre bandeiras tarifárias.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.