Reitor participa de abertura de evento sobre boas práticas de gestão ambiental

O encontro, com mais de 300 participantes inscritos, teve como objetivo compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades

30/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/10/2021 as 19:40
“Tornou-se uma obrigação das universidades adotar as estratégias de sustentabilidade de maneira mais ampla”, afirmou o reitor – Foto: Reprodução

O reitor Vahan Agopyan participou, no dia 30 de setembro, do quinto National Workshop on UI GreenMetric for Universities in Brazil, promovido, de forma on-line, pela Superintendência de Gestão Ambiental (SGA). O encontro, com mais de 300 participantes inscritos, teve como objetivo compartilhar práticas de gestão sustentável nas universidades, além de discutir os desafios e aprendizados adquiridos durante a pandemia.

Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre a adesão ao UI GreenMetric World University Rankings. Trata-se de uma iniciativa coordenada pela Universidade da Indonésia para mapear as práticas relacionadas à sustentabilidade de universidades de todo o mundo. Em 2019, a USP ficou em 18º lugar na lista. No último ranqueamento, em 2020, a USP foi classificada em 13º lugar entre mais de 912 instituições distribuídas em 84 países.

“Tornou-se uma obrigação das universidades adotar as estratégias de sustentabilidade de maneira mais ampla e, principalmente, que estejam integradas como uma política institucional, que permeiem todas as nossas atividades, pois temos a nobre tarefa de formar nossos futuros líderes, que irão assumir o comando de áreas importantes de nosso país e têm que estar preparados para enfrentar essa realidade”, destacou o reitor.

Agopyan anunciou que o Anuário Estatístico da Universidade, a partir da edição de 2021, que está prestes a ser lançada, passará a contar com uma seção voltada para a divulgação das métricas da USP relacionadas à sustentabilidade.

A programação do evento incluiu a apresentação da palestra “Desafios e Experiências na gestão das universidades sustentáveis e a covid-19”, que foi moderada pelo superintendente da SGA, Tércio Ambrizzi, e pelo professor da Escola Politécnica (Poli), Tadeu Fabrício Malheiros, e teve, entre os convidados, a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado.

Assista, a seguir, à íntegra do evento.