Evento vai debater modelos de mobilidade sustentável na região de Piracicaba

Com diversas atividades de 20 a 25 de setembro, Semana Integrada de Mobilidade de Piracicaba tem participação do Campus USP Luiz de Queiroz; evento terá transmissão pela internet

 14/09/2021 - Publicado há 3 anos
Foto: Divulgação/Semuttran Piracicaba

.
Com o objetivo integrar e fortalecer atores e instituições do município de Piracicaba que atuam com o tema de mobilidade, o Campus USP Luiz de Queiroz participa da primeira Semana Integrada de Mobilidade Sustentável de Piracicaba (Simob). O evento, que acontece de 20 a 25 de setembro, terá uma programação que pretende promover a reflexão e colocar em debate os modelos de mobilidade sustentável da região.

As atividades serão gratuitas e abertas a todos os interessados, com transmissão dos debates pela internet. Serão realizados debates e reflexões com especialistas, demonstrativos sobre possibilidade de novos modelos de mobilidade que têm funcionado em outras localidades, bate-papos, exposição das ações que estão sendo realizadas e propostas no município de Piracicaba e relatos de vivências cotidianas sobre mobilidade e como isso pode influenciar na qualidade de vida das pessoas.

O evento, que também acontece na semana do Dia Mundial Sem Carro, dia 22 de setembro, é organizado pela Escola do Legislativo de Piracicaba em conjunto com o Campus USP Luiz de Queiroz, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Piracicaba (Semuttran), o Sest/Senat, com o apoio do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba (GMEA), da Sedema, do Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal e de organizações da cidade que atuam para a melhoria da mobilidade.

Confira a programação da Semana Integrada de Mobilidade Sustentável de Piracicaba.

20 de setembro  – segunda-feira

8h às 18h –  Início da mobilização em empresas de transporte e comunidade em geral. Atividades: Sensibilização com orientações de saúde, direção segura, enfoque na capacitação profissional para empregabilidade e distribuição de brindes.
Público: trabalhadores do setor de transporte, comunidade em geral. Local: a ser divulgado pelos organizadores.

19h às 21h – Aula Aberta Sobre Mobilidade Urbana – Disciplina de graduação coordenada pelo professor Demóstenes da Silva Filho (Esalq)
Palestrante: Miriam Stella Rother
Público: Aula aberta a todos os interessados pelo link:  https://meet.jit.si/EvolutionaryConsumersTargetWholly

21 de setembro – terça-feira

14h às 17h – Reflexões sobre Mobilidade Urbana
Palestrantes e temas: Mauro Calliari/Urbanista – Caminhadas Urbanas, Espaço Público e Urbanidade; Victor Andrade/Labmob – Mobilidade Urbana; Antonio Nelson Rodrigues Silva/Escola de Engenharia de São Carlos –Mobilidade Sustentável Pós-Pandemia.
Mediação: Silvia Morales e Ciro Abbud Righi/Esalq
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro – quarta-feira

14h às 17h – Experiências e Possiblidades para uma Mobilidade Urbana Sustentável. Palestrantes e temas: Geraldo Moura/Planmob – Plano Nacional de Mobilidade; Júlia Argondizio/Sest Senat – Sustentabilidade nas empresas: empregabilidade e transporte; Leandro Dri Manfiolete – Programa Ruas Abertas; Bruna Pizzol – Mobilidade e Clima.
Mediação: Prof. dr. Roberto Arruda de Souza Lima (Esalq)
Inscrições: no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/curso

23 de setembro – quinta-feira

14h às 17h – Caminhos para uma Mobilidade Urbana Sustentável em Piracicaba. Palestrantes e temas: Mobilidade em Piracicaba – Jane Franco Oliveira /Secretária da Semuttran; Semtretur e a Mobilidade – Rose Massarutto/Secretária Semtretur; Silvia Morales e Gustavo Pompeo, vereadores – Propostas da Câmara Municipal; Prof. dr. Roberto Arruda de Souza Lima/prefeito do campus – Mobilidade Sustentável da Universidade à Cidade Prefeitura do Campus USP Luiz de Queiroz; ONG MaisCicloVias.
Mediação: Prof. Hudson W. Pereira Carvalho (Cena)
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos

 24 de setembro – sexta-feira

8h às 16h – Circuito Saúde “Semana Nacional de Trânsito”.
Atividades: aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, teste rápido de covid-19, orientações de nutrição saudável, avaliação postural, orientações de saúde mental, testes ocupacionais, testes de raciocínio; check list da moto, orientações higienização da bag, orientações de condução segura e defensiva, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool em gel, camiseta e antena corta-pipa).
Público: trabalhadores do setor de transporte, motofretistas e motociclistas de entregas rápidas, comunidade em geral.
Local: Unidade B40 Piracicaba – Rua Rossini Pinto, 200 – Jardim Panorama

14h às 16h – Oficina Virtual: Saúde e Mobilidade – Entre Nesse Movimento!
Oficineiros: Carolina Martinez/nutricionista – Alimentação, Saúde e Mobilidade; Leandro Dorta –  Just Move, educador físico; Mariana Galhardo – Yoga e Bem-estar.
Inscrições no site da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/cursos.

25 de setembro – sábado – encerramento

8h às 10h – Circuito Saúde “Semana Nacional de Trânsito”. Atividades: aferição de pressão, teste de glicemia, bioimpedância, IMC, orientações de nutrição saudável, testes de raciocínio; check list da bike, orientações de condução segura e defensiva nas vias, entrega de kit segurança (sacochila com máscara, álcool em gel, camiseta).
Público: Ciclistas e interessados
Local: Sede da Bike Hotel (Av. Limeira, 950 – Bairro Areão)

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.