Minicurso on-line aborda o centenário de Paulo Freire

Evento faz parte da programação da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica nesta semana

13/09/2021 - Publicado há 3 anos
O educador pernambucano Paulo Freire – Foto: Reprodução

Nesta semana, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica vai promover mais dois minicursos, dentro da sua programação anual de atividades voltadas para professores do ensino básico, alunos de licenciatura e pesquisadores. Um deles vai destacar a obra do educador pernambucano Paulo Freire. Os minicursos são gratuitos e acontecem no canal da cátedra no Youtube.

Nesta terça-feira, dia 14, às 19 horas, a professora Yvonne Mascarenhas e o professor Herbert João trazem ao público um debate sobre conhecimento e ciência. Eles vão tratar dos conhecimentos cultural e empírico e da valorização do erro na formação e no aprendizado e, pensando no trabalho prático e cotidiano do professor, conversarão sobre o uso de textos de divulgação científica e reportagens para ensino das ciências.

Já na quinta-feira, dia 16, também às 19 horas, o centenário de Paulo Freire, que nasceu em 19 de setembro de 1921, será o tema do minicurso a ser ministrado pela professora Bernardete Gatti. Ela vai abordar as ideias pedagógico-sociais nas obras de Freire, o conceito de didática, o conceito de “dodiscência” e suas implicações na relação professor-aluno e o sentido social do ensinar/aprender/avaliar, entre outros aspectos da obra e trajetória de Freire.

A programação completa dos minicursos da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica e outras informações estão disponíveis no site da cátedra.

Homenagem a Alfredo Bosi

A antes chamada Cátedra de Educação Básica passou a se denominar Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica no final de agosto passado, quando a mudança do nome foi anunciada no evento Presença de Alfredo Bosi, realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), também da USP, entre os dias 24 e 27 de agosto.

A alteração do nome é uma homenagem ao professor da FFLCH e crítico literário, um dos maiores intelectuais do País, que morreu em 7 de abril passado. “Os princípios que norteiam a cátedra se assemelham aos propósitos buscados por Alfredo Bosi em sua extensa e rica carreira intelectual”, destaca o catedrático Naomar de Almeida Filho. “Por isso o desejo de homenageá-lo.”