Ciclo de jornadas da FFLCH discute saúde física e mental, educação e pandemia

O segundo encontro do Ciclo de Jornadas aconteceu no dia 14 de setembro e tratou de temas relacionados à saúde física na pandemia

 15/09/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 17/09/2021 as 19:42
Por

Para discutir a situação da saúde mental, da saúde física e da educação em tempos de pandemia, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) está promovendo um ciclo de jornadas, com a participação de especialistas da USP e de outras instituições.

Nesta terça-feira, dia 14 de setembro, foi realizado o segundo encontro do Ciclo de Jornadas, dedicado à saúde física e a pandemia. Especialistas como Ester Sabino, Anna Sara Shafferman Levin, Esper Kallás, Margareth Dalcolmo, Soraya Smaili, Paulo Saldiva e Paulo Rossi Menezes abordaram as ações da saúde durante a pandemia, as vacinas e o lugar da saúde.

“Durante a pandemia, nós triplicamos o atendimento no Escritório de Saúde Mental da USP. Agora, nossa meta é recuperar o que deixamos de fazer nesses 18 meses de atividades não presenciais. A USP está retomando suas atividades de maneira paulatina, seguindo as orientações dos especialistas, desde que as pessoas estejam vacinadas há pelo menos 14 dias. É fundamental discutir e convencer a todos sobre a importância da vacinação”, afirmou o reitor Vahan Agopyan na abertura da mesa-redonda que tratou do tema “Vacinas e o contexto do novo normal”.

Assista, a seguir, à íntegra do segundo encontro do Ciclo de Jornadas:

Ciclo de Jornadas: Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia

A ideia de criar um grupo interdisciplinar para discutir a saúde mental surgiu após a ocorrência de casos de suicídio no primeiro semestre de 2021, envolvendo estudantes da Faculdade.

Como explicou o diretor da FFLCH, Paulo Martins, “tentamos provocar três jornadas, três mesas em um dia, liberar os alunos para que pudessem assistir, para que pudéssemos esclarecer os problemas que envolvem a questão central que é a saúde mental, e também para compreendermos melhor esse momento de pandemia. Nossa intenção é construir diretrizes para nos prepararmos melhor para lidar com a questão da saúde mental”.

O primeiro encontro do Ciclo de Jornadas Saúde Mental, Saúde Física e Educação em Tempos de Pandemia aconteceu no dia 1º de setembro e apontou para a importância de um olhar mais humano e social sobre saúde mental. Entre os pontos mais discutidos, a necessidade de políticas institucionais para o acolhimento e inclusão, a importância de olhar o lado humano da saúde mental e a integração entre saúde mental e saúde física foram destaques das conversas.

O último encontro do Ciclo de Jornadas acontecerá no dia 29 de setembro e será dedicado à educação nesses tempos de pandemia.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.