Riscos e desafios dos algoritmos são tema de minicursos

Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP aborda o tema em dois eventos gratuitos nesta terça e na quinta-feira, sempre às 19 horas

 09/08/2022 - Publicado há 2 anos
Foto: 123RF

Os riscos dos algoritmos para a sociedade e as possíveis aplicações dos processos computacionais na educação serão debatidos nos dois minicursos que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta semana. Eles terão a presença do cientista estadunidense David Cavallo, especialista na área de computação e aprendizagem. Gratuitos, os cursos serão transmitidos pelo canal da cátedra no Youtube. Não é necessário fazer inscrição.

O primeiro minicurso da semana será nesta terça-feira, dia 9, às 19 horas. Com o título Desmistificando os Algoritmos: Limites, Riscos e Possibilidades, ele será ministrado pelos professores Daniel Fils Puig, David Cavallo, Sandra Regina Cavalcante e Valkiria Venancio. “​O minicurso abordará a história e utilização atual de algoritmos, visando a alargar o debate com um enfoque histórico-crítico, incluindo a exploração capitalista atual. Além das possibilidades do uso na educação, serão tratados os riscos e limitações dos algoritmos, como os envolvidos nos vieses da Inteligência Artificial”, destaca a ementa do evento.

O professor David Cavallo – Foto: Reprodução/ Youtube

O outro minicurso da semana está previsto para a quinta-feira, dia 11, também às 19 horas, sob o título Geometria Computacional e Conhecimento: Aplicações no Educação Básica. Ele será ministrado pelo professor David Cavallo​. De acordo com a ementa do minicurso, serão apresentados “novos exemplos, histórias e perguntas para melhorar a educação matemática e criar conteúdos mais conectados, pertinentes e integrados para que todos possam desenvolver habilidades, conhecimento e pensamento matemático com alegria e paixão”. Entre as perguntas que serão feitas com esse objetivo estão: por que o ensino da matemática é obrigatório para todos os anos escolares? Por que os conteúdos não mudaram muito nos últimos 100 anos? Por que temos tanta desigualdade nos resultados na matemática nas escolas? O que é fundamental na matemática agora?

David Cavallo é professor titular visitante da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) desde 2013. Entre 2000 e 2008 ele foi pesquisador do MIT Media Lab, nos Estados Unidos, trabalhando ao lado do matemático sul-africano Seymour Papert (1928-2016), um dos grandes pensadores da computação ligada ao aprendizado, formulador da teoria conhecida como “construcionismo”. Juntos, Cavallo e Papert desenvolveram novas tecnologias aplicadas à educação e colaboraram em projetos de aprendizagem nos Estados Unidos e outros países.

Os minicursos Desmistificando os Algoritmos: Limites, Riscos e Possibilidades e Geometria Computacional e Conhecimento: Aplicações no Educação Básica, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão realizados respectivamente nesta terça-feira, dia 9, às 19 horas, e na quinta-feira, dia 11, também às 19 horas, no canal da cátedra no Youtube (clique aqui). Grátis. Não é necessário fazer inscrição. Os interessados em obter certificado de participação devem preencher formulário enviado durante a transmissão do evento (mais informações neste link)

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.