Novos diretores tomam posse no campus de São Carlos no dia 19/11

No ICMC, a cerimônia de posse é às 15h; e no IQSC, às 17h30. Ambos os eventos terão transmissão ao vivo pelo site do IPTV.

13/11/2014 - Publicado há 9 anos

No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), a cerimônia acontece às 15h, no Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano – Bloco 6 do Instituto; e, às 17h30, no Anfiteatro do Edifício Q-1, será no Instituto de Química de São Carlos (IQSC). As duas cerimônias serão realizadas no campus 1 da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400, São Carlos, com transmissão ao vivo pelo site do IPTV.

O diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, é engenheiro elétrico formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), com mestrado e doutorado em Matemática – o primeiro pelo ICMC e o segundo pelo Georgia Institute of Technology, Estados Unidos. Os principais temas de suas pesquisas são: A boa colocação local e global para problemas semilineares de tipo parabólico ou hiperbólico com termos não lineares críticos e a existência, caracterização, dimensão de Hausdorff e fractal, continuidade relativamente a perturbações e taxa de convergência de atratores para problemas semilineares. Ele é professor do ICMC desde 1986, no qual já foi coordenador de PósGraduação em Matemática, chefe de Departamento e vicediretor.

A vice-diretora do Instituto, Maria Cristina Ferreira de Oliveira, possui graduação em Ciência da Computação pela USP e doutorado em Engenharia Eletrônica pela Bangor University, Reino Unido. Seus projetos de pesquisa se concentram nos seguintes temas: visualização de informação, visualização científica, mineração visual de dados, análise visual de dados. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional do ICMC, chefe de Departamento.

IQSC

O diretor Germano Tremiliosi Filho é graduado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com mestrado e doutorado em Química, ambos pela USP. Suas áreas de atuação são: eletrocatálise, ciência de superfície, ciência de materiais, corrosão. Ele é docente do IQSC desde 1981, no qual foi presidente da Comissão Coordenadora do Curso de Química, de Graduação e do Programa de PósGraduação, além de já ter sido vicediretor.

O vice-diretor Eder Tadeu Gomes Cavalheiro tem graduação, mestrado e doutorado em Química, todos pela USP. Atua principalmente nos seguintes temas: análise térmica, ensino de química, desenvolvimento de materiais de eletrodo. Foi docente do Departamento de Química da UFSCar, de 1994-2002, e está no IQSC desde 2002, onde exerceu o cargo de presidente da Comissão de Pós-Graduação. Foi secretário da International Confederation of Thermal Analysis and Calorimnetry (ICTAC), 2006-2012.

(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)