Encontro virtual marca o encerramento do primeiro semestre letivo de 2021

O evento foi realizado no dia 29 de julho e contou com apresentações do Coral Comunicantus

29/07/2021 - Publicado há 3 anos
O evento teve a apresentação do Coral Comunicantus, composto de estudantes bolsistas da Pró-Reitoria de Graduação – Foto: Reprodução

.

Uma cerimônia virtual realizada na tarde de hoje, dia 29 de julho, marcou o encerramento do primeiro semestre letivo de 2021. Com o tema Realidade & Esperança, o encontro ressaltou os esforços de toda a comunidade acadêmica para manter as atividades de ensino, mesmo a distância, durante a pandemia.

“É incomum fazermos o encerramento de um semestre, mas acho que temos muitos motivos para comemorar. No ano passado, conseguimos formar praticamente todos os alunos previstos e essa é a nossa grande contribuição para a sociedade. Foi uma vitória baseada em um esforço conjunto de alunos, docentes e servidores da USP. Nesse momento de crise, não podíamos deixar de atender a sociedade que necessitava de profissionais competentes, eficientes e capazes de ajudar a superar as dificuldades. E esses profissionais são vocês”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O reitor também ressaltou que “as aulas retornam no dia 16 de agosto, ainda de forma remota, mas pouco a pouco conseguiremos vencer essa etapa e poderemos nos encontrar mais, trocar experiências. Nós queremos vê-los convivendo dentro dos campi, aproveitando a Universidade em sua plenitude, tornando-se não apenas um bom profissional, mas também um bom cidadão”.

O pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat, lembrou as principais iniciativas adotadas pela USP para se adaptar à pandemia da covid-19, como a decisão de tornar as aulas remotas, a distribuição de kits de internet e a matrícula virtual.

“O primeiro semestre letivo de 2021 ainda foi marcado pela pandemia, mas temos muita esperança de que, com o avanço do programa de vacinação em curso no Estado de São Paulo, possamos retomar paulatinamente as nossas atividades presenciais. Temos a esperança de que a reinvenção que tivemos de fazer neste período possa ser revertida em ações positivas e que, em breve, nossos estudantes possam conviver, viver e desfrutar de tudo o que a Universidade oferece”, disse Baracat.

A cerimônia também contou com a participação do vice-reitor, Antonio Carlos Hernandes, e da pró-reitora adjunta de Graduação, Maria Vitória Lopes Badra Bentley.