Músicos gravam obras de Bach na guitarra elétrica

Ricardo Marques e Lucas Bonetti lançam nesta sexta-feira, dia 30, as 15 “Invenções” do compositor alemão

30/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/08/2021 as 15:50
Os músicos Ricardo Marques e Lucas Bonetti – Foto: Fernando Banzi

Obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) ao som da guitarra elétrica. Essa é a proposta do novo trabalho dos músicos Ricardo Marques e Lucas Bonetti, J. S. Bach for Electric Strings – Two-Parts Inventions, que eles lançam nesta sexta-feira, dia 30, nas plataformas digitais. Nele, Marques e Bonetti executam com o moderno instrumento de cordas as 15 Invenções de Bach (BWV 772-786), originalmente escritas para teclado (ouça nos links abaixo uma delas, a Invenção Número 4 em Ré Menor).

Invenções são composições curtas em duas vozes (ou partes melódicas), normalmente criadas como exercícios pedagógicos. As 15 Invenções de Bach – as mais famosas obras desse gênero – compõem o Clavier Büchlein für Wilhelm Friedemann Bach (Livrinho de Teclado para Wilhelm Friedemann Bach), que o compositor alemão concluiu em 1723 para o aprendizado de seu filho mais velho, então com 13 anos.

Em J. S. Bach for Electric Strings, Marques toca a linha melódica mais aguda e Bonetti faz a mais grave, com uma guitarra de sete cordas que permite alcançar o registro original das peças. “Nessa formação em duo, pôde-se dividir em duas guitarras as funções que tradicionalmente são executadas por um único músico: um instrumento interpreta a mão direita do tecladista e o outro executa o que a mão esquerda faz”, explicam os músicos, num texto de divulgação do projeto. “A interação entre dois instrumentos cumprindo a função musical de obras que foram concebidas para um único instrumento certamente cria novas possibilidades sonoras. Isso se dá tanto pelas interações tímbricas e dinâmicas dos instrumentos quanto pelas ornamentações próprias da guitarra elétrica.”

Além das Invenções de Bach, o novo trabalho de Marques e Bonetti traz duas Invenções compostas pelos dois músicos, em que eles se utilizam da sua já vasta bagagem artística. Marques e Bonetti se conheceram quando estudavam Música na Faculdade Santa Marcelina (Fasm), em São Paulo, há mais de uma década. Atualmente, Bonetti – que é mestre e doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – faz pós-doutorado no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Entre os álbuns que lançou estão Farol, Bonetti-Brasil-Henning Trio e Moa, este com o Ágar-Ágar Trio. Marques faz mestrado em Música na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Lançou os álbuns Can I Hear Me?, Homeland e Ao Vivo em Conserva, com a banda Gameboys.

Ouça no link abaixo a Invenção Número 4 em Ré Menor (BWV 775), de Johann Sebastian Bach – originalmente escrita para teclado -, adaptada para duas guitarras elétricas, na interpretação de Ricardo Marques e Lucas Bonetti.

Logo da Rádio USP

Ouça no link abaixo a mesma composição, interpretada ao cravo pelo japonês Kanji Daito para a Netherlands Bach Society.