Projetos de sustentabilidade da USP recebem premiação nesta semana

Cerimônia acontece nesta quarta-feira, dia 30, às 10 horas, com transmissão pelo YouTube

29/06/2021 - Publicado há 3 anos
Iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária tem como objetivo incentivar projetos voltados para a sustentabilidade dos campi da USP, entre eles a Cidade Universitária, em São Paulo (acima) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Um projeto de gestão de resíduos sólidos realizado na Escola Politécnica (EP) conquistou o primeiro lugar no Carnathon USP – Iniciativas de Cultura e Extensão Ligadas aos Desafios de Inovação na Gestão da Sustentabilidade dos Campi da USP, concurso promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP. O segundo lugar coube a um projeto de gestão de energia elétrica desenvolvido na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) e o terceiro foi obtido por um projeto de gestão de mobilidade concebido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).

Esses projetos serão o destaque da cerimônia de premiação do Carnathon USP, a ser realizada nesta quarta-feira, dia 30, às 10 horas, com transmissão pelo canal da PRCEU no Youtube. O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição.

O concurso foi lançado por edital da PRCEU no dia 1º de dezembro de 2020 e o resultado final foi anunciado em março passado pela comissão julgadora, composta de prefeitos dos campi da USP, sob coordenação da professora Adriana Backx Noronha Viana, assessora da PRCEU. O concurso tem como objetivo valorizar projetos voltados à gestão sustentável e inovadora dos campi da Universidade em seis áreas: água, energia elétrica, resíduos sólidos, mobilidade, saúde e bem-estar social.

A ação foi criada  em parceria com as Prefeituras dos campi da USP em Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. A realização conta ainda com o apoio e participação da Agência USP de Inovação, Superintendência de Gestão Ambiental, Fundação de Apoio à USP e Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e de Pesquisa da USP.