Evento on-line explica como foram os primórdios da computação na USP em São Carlos

Evento da série “Museu ao Vivo” fala da evolução da computação e terá transmissão pela internet nesta quarta, dia 30 de junho, às 21 horas

28/06/2021 - Publicado há 3 anos
Professor explica início da computação na USP em São Carlos- Foto: Reprodução/ICMC-USP

.
A criação dos laboratórios de computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e a história da evolução desse campo científico que, hoje, permeia todas as demais áreas do conhecimento, vai ser contada pelo professor Marcos José Santana, que participará da próxima edição do evento on-line Museu ao Vivo, nesta quarta-feira, 30 de junho, a partir das 21 horas.

Santana ingressou no instituto em 1983 e foi contemporâneo do professor Odelar Leite Linhares, criador do Museu de Computação do ICMC. Graduado em Engenharia Elétrica Eletrônica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Santana fez mestrado em Ciências de Computação no ICMC e doutorado em Engenharia Eletrônica e de Computação na University of Southampton. No ICMC, ele orientou mais de 70 pós-graduandos e vários desses estudantes são professores atualmente.

Durante o evento, o professor vai falar sobre as principais transformações que ocorreram na área de computação desde o final do século passado. O bate-papo será conduzido por Cláudio Fabiano Motta Toledo, curador do Museu de Computação do ICMC.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento on-line não requer inscrições prévias e será transmitido pelo Canal ICMC TV no YouTube (tv.icmc.usp.br). Não haverá emissão de certificados, mas será possível participar enviando perguntas e manifestações pelo chat.

O evento faz parte da disciplina Evolução Histórica da Computação e Aplicações, oferecida para os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e Ciências de Computação do ICMC. Esta será a segunda edição da série Museu ao Vivo. Para assistir ao primeiro evento, em que foi relatada a história da régua de cálculo, basta acessar este link: https://youtu.be/yjQSGViDG08 ou clicar no player abaixo:

Museu ao Vivo: A História da Computação no ICMC
Quando: quarta-feira, dia 30, às 21 horas