Programa de Verão em Matemática da USP em São Carlos tem inscrições abertas

Atividades serão realizadas de forma on-line de 3 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022 e são dirigidas a estudantes de graduação e pós-graduação em matemática ou áreas afins

02/12/2021 - Publicado há 2 anos
Programa de verão é promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação da USP em São Carlos – Foto: 123RF

.
O Programa de Verão em Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas até 15 de dezembro para as disciplinas e minicursos da edição de 2022.

O evento, totalmente gratuito, ocorrerá de forma on-line de 3 de janeiro a 11 de fevereiro, e podem participar estudantes de graduação e pós-graduação em matemática ou áreas afins de qualquer instituição.

Para se inscrever, basta acessar o site do programa e preencher o formulário relativo à atividade escolhida. Serão oferecidas duas disciplinas de pós-graduação – Funções de uma variável complexa e Equações diferenciais ordinárias –, uma disciplina de extensão – Cálculo Avançado – e 18 minicursos ministrados por estudantes e convidados. Confira os temas:

• Geometria x Álgebra
  • Conjectura BSD: Introdução, Variações e Fuga sobre um Tema Milenar
  • Generalização de polinômios ortogonais da reta
  • Um curso zero sobre congruências de retas
  • Introdução às formas diferenciais e a prova do Teorema de Stokes
  • Núcleos positivos definidos na esfera e consequências do Teorema da Adição
  • A teoria de Mercer para Espaços de Hilbert de Reprodução
  • Introdução à Topologia Combinatória
  • Superfícies Algébricas
  • Introdução à teoria do potencial com aplicações em polinômios ortogonais
  • Uma Introdução à Percolação
  • Os funtores Ext e Tor
  • Introdução às desigualdades de Hardy–Littlewood em espaços de sequências e à teoria dos operadores absolutamente somantes
  • Introduction to the theory of the systems of hydrodynamic type
  • Introdução às Equações de Navier-Stokes
  • Ideais Monomiais
  • Um passeio pelo mundo de geometria hiperbólica
  • Introdução a grupoides de Lie e Stacks diferenciáveis

Também está prevista uma mesa-redonda sobre os diferenciais de estudar no ICMC e, de forma paralela, acontecerá o ICMC Summer Meeting on Differential Equations e o 2nd International Meeting of Young Researchers in Singularity Theory and Related Fields.

Tradição

Realizado anualmente desde 1983, o Programa de Verão tem como objetivos contribuir para a formação de alunos e promover a atualização de conhecimentos, além de estimular a interação entre pesquisadores de diversos grupos da comunidade matemática do Brasil e do exterior.

Programa de Verão em Matemática do ICMC 2022
Site: http://verao.icmc.usp.br/verao2022/index.html