Sustentabilidade e mudanças climáticas são temas de conferência de reitores

O Global University Leaders Council Hamburg 2021 reuniu 45 reitores para discutir as iniciativas das universidades voltadas para sustentabilidade e clima

16/06/2021 - Publicado há 3 anos

.

A USP foi uma das 45 universidades convidadas para participar do Global University Leaders Council Hamburg 2021, que aconteceu entre os dias 2 e 4 de junho. Além da USP, outras três universidades brasileiras participaram da conferência, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento, realizado virtualmente, reuniu líderes de universidades de todo o mundo para discutir meios de promover o desenvolvimento sustentável apontado pelas Nações Unidas e enfrentar os problemas trazidos pela mudança climática.

No último dia do encontro, como resultado das discussões, o grupo apresentou o documento Enfrentando os Grandes Desafios da Mudança Climática e Sustentabilidade, um conjunto de recomendações para o engajamento das universidades em ações voltadas para a sustentabilidade e o clima. Entre as ações incentivadas estão as atividades de ensino e pesquisa sobre desenvolvimento sustentável e clima; o incentivo para alunos, docentes e funcionários desenvolverem estratégias para reduzir os efeitos das mudanças climáticas; a promoção de opções sustentáveis para alcançar a neutralidade de carbono, a reciclagem e o reaproveitamento da água nos campi universitários; a construção de vínculos com a sociedade; e o fortalecimento da comunicação pública para promover boas práticas científicas e combater a desinformação.

O Global University Leaders Council é uma iniciativa conjunta da Conferência de Reitores Alemães, da Fundação Körber e da Universidade de Hamburgo. A proposta do Conselho é promover um diálogo entre os líderes universitários sobre os principais desafios que as instituições de ensino superior enfrentam no mundo atual.

.