O reitor da USP, Vahan Agopyan, participou, no dia 27 de maio, do painel Mitigando a violência de gênero, promovido pela ONU Mulheres, como parte do movimento solidário Eles por Elas (HeForShe). Também fizeram parte do debate o chefe da Polícia do Norte do País de Gales, Carl Foulkes, e o vice-reitor da Universidade Kenyatta, do Quênia, Paul Wainaina. A moderação do painel foi da coordenadora da Área de Mitigação da Violência Contra as Mulheres da ONU Mulheres, Kalliopi Mingeirou.
“Este é um problema complexo e adotamos diversas abordagens para lidar com esse tema na Universidade. Os primeiros esforços foram no sentido de mudar a cultura institucional. Primeiro, nós incorporamos a questão de gênero no cerne da administração central, com a criação do Escritório USP Mulheres. Depois, combatemos a violência de gênero sob diversas perspectivas, com a formulação de programas e ações educativas, a organização e liderança de pesquisas, o desenvolvimento de atividades de comunicação e o estabelecimento de parcerias. Por fim, contamos com o envolvimento das Unidades de Ensino e Pesquisa na agenda da igualdade de gênero”, afirmou.
A USP foi uma das dez universidades escolhidas internacionalmente para fazer parte do movimento Eles por Elas, sendo a única da América do Sul a participar do projeto, que convoca pessoas de todo o mundo para desenvolver iniciativas e advogar pela igualdade de gêneros. Lançada em 2015, a iniciativa ElesPorElas Impacto 10x10x10 reúne dez chefes de Estado, dez presidentes de empresas e dez presidentes de universidades.
Assista, a seguir, à integra do painel.