Palestra discute a importância da economia solidária no contexto da pandemia

O evento on-line será realizado no dia 1º de maio, às 10h, e é gratuito para todos os públicos

30/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 03/05/2021 as 15:28

Neste sábado, dia 1º de maio, às 10h, ocorre o evento Encontro: A Importância e o Contexto da Economia Solidária na Pandemia e no Pós-Pandemia, promovido pelo Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto e pela Co-Labora Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Solidários (ITES), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

O intuito do evento é discutir sobre o contexto atual de crise da saúde e da economia e apresentar maneiras de como o sistema de economia solidária pode amenizar o cenário de insegurança alimentar e falta de renda de famílias em situação precária.

A palestra contará com a presença da professora Regina Célia Fiorati, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), ambas da USP; Leonardo Pinho, presidente da Unisol Brasil; Daniel Bellissimo, diretor institucional no Instituto Terroá; e Niltinho Custório, presidente da Associação de Moradores do Assentamento Mário Lago.

A palestra é gratuita e será transmitida ao vivo no Facebook do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto.

Mais informações: Facebook do Fórum Municipal de Economia Solidária de Ribeirão Preto

Sobre a economia solidária

A economia solidária pode ser definida como um conjunto de atividade econômicas, sendo elas de produção, consumo, distribuição, poupança e crédito, e é desenvolvida por meio da autogestão. Esse sistema não tem como objetivo produzir riquezas, mas sim valorizar o ser humano e o princípio de igualdade dentro do ambiente do trabalho.

Com a economia solidária, os indivíduos têm a possibilidade de exercer diferentes atividades econômicas, como de produção de bens e prestação de serviços, e dividir o lucro de forma igualitária entre as pessoas participantes.