Comissão de Ética da Universidade empossa dois novos membros

A vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Ana Paula Torres Megiani, e o diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Emanuel Carrilho, passaram a integrar a Comissão

23/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 04/05/2021 as 22:58
Na reunião, realizada de forma virtual, foram empossados os novos membros e formalizados o presidente e o vice-presidente da Comissão – Foto: Reprodução

A Comissão de Ética da USP empossou dois novos membros, em reunião virtual realizada no dia 23 de abril e que contou com a participação do reitor Vahan Agopyan e do secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira.

Foram empossados como novos integrantes da Comissão a vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Ana Paula Torres Megiani, e o diretor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Emanuel Carrilho. A eleição dos dois membros foi realizada na sessão do Conselho Universitário no último dia 9 de março.

Na reunião, foram formalizados como presidente da Comissão a professora da FFCLH, Fernanda Arêas Peixoto, e, como vice-presidente, o professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Fábio Bessa Lima.

Também compõem o colegiado a professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP), Deisy de Freitas Lima Ventura; a representante dos servidores técnicos e administrativos, Ana Maria Cancoro; e a representante discente, Maria Eduarda Ruas Guimarães, que é aluna da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).

De acordo com o Código de Ética da Universidade, a Comissão de Ética tem, dentre outras, as atribuições de “conhecer das consultas, denúncias e representações formuladas contra membros da Universidade, por infringência às normas do Código de Ética e postulados éticos da Instituição; encaminhar suas conclusões às autoridades competentes, com a recomendação de instauração de sindicância administrativa ou processo administrativo disciplinar, conforme o caso; e recomendar as medidas cabíveis para apuração de atos de improbidade administrativa ou de ilícitos penais”.

“Esta é uma comissão estratégica na Universidade e cada vez mais imprescindível pela situação atual que vivemos. Quando foi criada, em 2001, era vista como uma comissão complementar. Mas hoje estamos em uma situação em que as práticas éticas precisam ser observadas com rigor ainda maior”, afirmou o reitor durante o encontro.