Veterinária discute aspectos éticos sobre o uso de animais em pesquisas

Os encontros que acontecem na Cidade Universitária vão reunir pesquisadores, juristas e profissionais da indústria farmacêutica

28/09/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 25/10/2016 as 11:50
Foto: Divulgação via Youtube

.
Estão abertas até 18 de outubro as inscrições  para dois encontros que vão discutir aspectos éticos no emprego de animais em atividades de ensino e pesquisa: II Encontro de Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) e VI Fórum da Comissão de Ética no Uso de Animais em Veterinária da FMVZ-USP.

Os eventos, que acontecem simultaneamente dia 20 de outubro, das 9 às 18 horas, serão realizados pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e pela Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), na FMVZ (Av. Prof. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo).

Em pauta, assuntos relacionados à utilização de animais em atividades de pesquisa básica e pesquisa clínica na saúde animal, com enfoque no processo de registro de medicamentos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o emprego de simuladores no ensino como método alternativo.

Entre os participantes, estarão presentes Mário Eduardo Pulga, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), Vânia Tuglio, promotora de justiça do Ministério Público de São Paulo (Gecap), Egon Vieira da Silva, do Mapa, Marco Antônio Stephano, do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), e membros das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs).

Gleyce Lousana, presidente da SBPPC e uma das organizadoras dos eventos, considera a presença de profissionais das áreas da academia e da indústria farmacêutica fundamental para o enriquecimento do debate e promoção do segmento.

As inscrições podem ser feitas no site da SBPPC. Sócios e estudantes pagam R$ 40. Demais interessados, R$ 60. Confira a programação completa.

Ouça a seguir entrevista à Rádio USP da professora Denise Fantoni, presidente Comissão de Ética Para Uso de Animais da FMVZ.

Logo da Rádio USP

Com informações da Assessoria de Imprensa da FMVZ

Mais informações: site da SBPPC ou email comunicacao@sbppc.org.br; cadastro para imprensa: (11) 3091-7757 ou email imprensa.fmvz.usp@gmail.com