Reitor participa de webinar internacional sobre a gestão da universidade após um ano de pandemia

O evento também contou com palestras dos reitores da Universidade Nacional de Córdoba, Hugo Oscar Juri, e da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, János Józsa

31/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 19/04/2021 as 16:12

O reitor Vahan Agopyan foi um dos palestrantes do webinar “Gestão das universidades após um ano de pandemia da covid-19: experiências internacionais”, promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras, no dia 31 de março.

O evento também contou com as palestras dos reitores da Universidade Nacional de Córdoba, Hugo Oscar Juri, e da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste, János Józsa. A moderação foi do reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Daniel Diniz Melo. Cerca de 650 espectadores, originários de 30 países diferentes, assistiram ao webinar.

“As universidades estão mudando e precisamos manter essas mudanças no nosso dia a dia”, afirmou o reitor – Foto: Reprodução

“Estamos em um momento de transformação das universidades e esta é uma realidade nas instituições em todo o mundo. A pandemia acelerou os processos e nos colocou diante de uma nova concepção de pesquisa, muito mais contributiva do que competitiva, e de um novo modelo de ensino com o uso das novas tecnologias. As universidades estão mudando e precisamos manter essas mudanças no nosso dia a dia”, destacou Agopyan.

O reitor da USP falou sobre as ações desenvolvidas pela USP nesse período, principalmente sobre os projetos na área de pesquisa, e sobre o avanço da covid-19 no Brasil, que é hoje o país com mais mortes diárias causadas pela doença no mundo. “A pandemia tem escancarado o fosso social existente na sociedade brasileira, desvelando uma parte da população que até então estava invisível. A universidade precisa estar preparada para dar uma resposta a esse antagonismo, não só no aspecto sanitário, mas principalmente na área econômica e social”.

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Promove programas de mobilidade, de bolsas e de formação acadêmica. Foi fundadao em 2008 e, atualmente, é composto por 88 Universidades brasileiras, dentre elas, a USP.

Assista íntegra do evento, que foi transmitido em inglês.