Curso de especialização une conhecimentos sobre bases de dados e Inteligência Artificial

Oferecido na USP em São Carlos, MBA a distância terá duração de 15 meses; curso é pago e inscrições vão até esta sexta-feira, 5 de março

01/03/2021 - Publicado há 3 anos
Curso forma profissionais na área de big data e Inteligência Artificial – Foto: Freepik

Profissionais do mercado e da academia têm notado um padrão quando buscam soluções para os problemas de suas instituições: as respostas podem ser encontradas em grandes bases de dados. Mas extrair novos conhecimentos desse material bruto demanda utilizar recursos da área de Inteligência Artificial que nem sempre fazem parte do escopo de formação de quem está trabalhando na equipe.

Para suprir essa demanda crescente por profissionais qualificados, capazes de gerar inovações a partir de grandes bases de dados (big data) usando ferramentas de Inteligência Artificial (IA), a USP acaba de lançar um curso de especialização a distância que integra esses dois campos do conhecimento. Coordenado pela professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), o MBA em IA e Big Data está com inscrições abertas até 5 de março.

“O curso é o primeiro e único da América Latina a tratar os dois assuntos simultaneamente e surgiu devido à grande demanda tanto por profissionais capacitados nessas áreas quanto por novos métodos para armazenar, tratar, analisar e extrair conhecimento de milhões de dados que são armazenados a cada segundo na internet”, explica a coordenadora.

Voltado para quem possui formação superior em Ciências de Computação, Engenharia de Computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Estatística, Matemática Computacional, Administração e áreas correlatas, o curso é adequado para quem atua no setor privado e no setor público.

As aulas estão previstas para começar em 8 de maio e vão durar 15 meses, totalizando 400 horas de atividades, sendo que, nos últimos três meses, os alunos poderão se dedicar totalmente à finalização do trabalho de conclusão de curso.

Inicialmente, serão oferecidas 245 vagas, das quais 10% poderão ser contempladas com bolsas integrais. Se houver vagas remanescentes, uma segunda chamada para inscrições será aberta a partir de 25 de março.

“É eminente a necessidade de um novo perfil profissional capaz de atuar nessa nova era do conhecimento e da conectividade em que estamos vivendo”, ressalta a professora Solange Rezende, do ICMC, que é vice-coordenadora do MBA. “Existe uma demanda crescente por profissionais que tenham conhecimentos tanto de análise de grandes volumes de dados quanto das tecnologias de Inteligência Artificial – como aprendizado de máquina, aprendizado profundo e processamento de linguagem natural – para aplicação em sistemas de suporte para a tomada de decisão”, completa a docente.

Inscrições e investimento – Para se inscrever no processo seletivo do MBA em IA e Big Data, o candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site da especialização e pagar a taxa de inscrição de R$ 250.

Caso seja selecionado, o estudante deverá também pagar a taxa de matrícula de R$ 850 e 15 (quinze) parcelas mensais fixas no valor de R$ 1.200. Se optar por fazer o pagamento integral das mensalidades à vista, será concedido um desconto de 2,5% e o investimento totalizará R$ 17.100.

Para acessar o edital completo do MBA e consultar informações atualizadas sobre inscrições, bolsas de estudo, bem como os critérios de seleção, basta acessar http://mba.iabigdata.icmc.usp.br.

Site do novo MBA: http://mba.iabigdata.icmc.usp.br
Edital: icmc.usp.br/e/58013
E-mail: mba.iabigdata@icmc.usp.br ou (16) 99210-9371 (com WhatsApp)

Texto: Denise Casatti – da Assessoria de Comunicação do ICMC-USP